Sexta-feira, 19 de setembro de 2014 - 13h01
A Prefeitura de Cacoal através da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho – SEMAST, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMPD, realizou nesta sexta-feira, 19 de setembro, Pit-Stop alusivo ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado neste Domingo (21).
A data foi instituída pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas).
Para Secretária de Ação Social, Miriam Soares, atividades como estas são necessárias para sensibilização e conscientização da comunidade. “Esse pit-stop é uma ação para alertarmos a população e mostrarmos que a inclusão de pessoas com deficiência, seja ela no âmbito de trabalho ou social, é necessário para garantia dos direitos de igualdade. Observamos que nem todos têm essa consciência. Não existe diferença entre as pessoas, a deficiência está em que vê a diferença”, afirmou Miriam.
Além desta, outras ações como palestras em escolas e órgãos públicos vêm sendo executadas para garantir os direitos desta população e discutir a política de atenção a esse segmento.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Cacoal
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)