Domingo, 12 de abril de 2015 - 00h01
A 38ª Campanha de Combate a Febre Aftosa foi lançada oficialmente neste sábado (11), em São Felipe do Oeste. Devem ser imunizados nesta etapa cerca de cinco milhões de animais de zero a dois anos.
“Os produtores devem vacinar e fazer a comunicação junto aos escritórios do Idaron até o dia 22 de maio”, disse José Alfredo Volpi, presidente da Agência Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), órgão responsável pela vacinação. A campanha acontece no período de 15 de abril e 15 de maio e após esse prazo os técnicos da instituição irão atrás dos produtores que não vacinaram ou que vacinaram e não comunicam para regularizar a situação. O produtor que vacinar e não comunicar será multado em R$ 138,00 por propriedade.
O prefeito de São Felipe do Oeste, José Luiz, agradeceu ao governo do Estado por ter escolhido o município para lançar a Etapa da Campanha. “O evento irá motivar ainda mais os produtores da região a continuar vacinando os animais”, afirmou o prefeito.
O governador Confúcio Moura disse que fez questão de estar em São Felipe do Oeste para lançar oficialmente a 38ª Campanha de Combate a Febre Aftosa para destacar a importância de se continuar vacinando o rebanho. “A pecuária é a maior economia do Estado, exportamos carne bovina para mais de 20 países. Rondônia é o maior exportador do Brasil”, ressaltou.
Moura também destacou a importância do trabalho da Agência Idaron, órgão que foi criado na gestão do ex-governador e atual senador da república, Valdir Raupp. “Antes desse cuidado com a saúde animal a arroba do boi custava R$ 38, o valor hoje é de R$ 140, valorizou muito, mas temos que continuar vacinando o gado”, afirmou o governador.
O senador Valdir Raupp disse que quando criou a Idaron a campanha era “Gado Sadio” e desde então Rondônia nunca mais deixou de realizar as etapas de vacinação, destacando o resultado que chega a 12,7 milhões bovinos, sendo a maior economia do Estado.
Participaram do lançamento da campanha, o deputado federal Nilton Capixaba, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, o deputado estadual e líder do governo, Luizinho Goebel, ainda os parlamentares Só na Bença e Cleiton Roque, o secretário de Estado de Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, entre outras lideranças políticas, produtores, pecuaristas e comunidade em geral que lotaram as dependências da Escola Geone Silva.
Fonte: Eleni Caetano/Decom
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)