Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Campanha 'Criança de Hoje, Condutor de Amanhã' é lançado pela prefeitura


 Campanha 'Criança de Hoje, Condutor de Amanhã' é lançado pela prefeitura - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho lançou nesta terça-feira, 24, a campanha “Criança de Hoje, Condutor de Amanhã” desenvolvida pela Divisão de Treinamento e Educação para o Trânsito (DTET), da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran). O projeto que tem a parceria do Comitê Municipal de Redução de Acidentes e Segurança Viária e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foi apresentado durante uma blitz educativa realizada na avenida Farquar em frente a escola Carmela Dutra.

Participaram da ação, além das equipes da Semtran, do comitê e do Detran, cerca de 80 alunos das escolas Duque de Caxias e Carmela Dutra. Os estudantes distribuíam panfletos, folders, cartilhas e orientavam motoristas e motociclistas que eram abordados e orientados sobre segurança no trânsito, com ênfase ao respeito à faixa de pedestre, ao uso do cinto de segurança e ao perigo de se conduzir veículo em alta velocidade.

Também foram apresentados os dois bonecos que são as mascotes da campanha. “Os bonecos chamam a atenção principalmente das crianças, por isso utilizamos esse recurso para envolver o público infantil. Ano passado o projeto ficou prejudicado por causa da enchente do rio Madeira. Em função disso, não atingimos o número de crianças que havíamos estabelecido. Este Ano pretendemos envolver o maior número possível de crianças”, informou Joelmir Silva Gomes, chefe da DTET/ Semtran.

Uma das pessoas abordadas na blitz educativa foi o governador Confúcio Moura, que passava pela Avenida Farquar em direção ao Palácio Getúlio Vargas, sede do Executivo estadual. O governador desceu do caro e conversou com os estudantes e também com as equipes que participavam da ação. Confúcio Moura reconheceu a importância da campanha educativa na conscientização de motoristas e motociclistas e fez questão de parabenizar a administração municipal pela iniciativa. “Conheci um projeto similar a esse em Brasília quando o senador Cristovam Buarque ainda era governador do Distrito Federal. Você não imagina a repercussão positiva que teve a campanha entre a população. Na época, houve uma redução significativa de acidentes de trânsito. Por isso o prefeito Mauro Nazif, o secretário da Semtran e a direção do Detran estão de parabéns por este trabalho maravilhoso que realizam em Porto Velho. É um projeto nota 10 que merece todo o apoio do Governo do Estado”, disse.

Aluno do 9º Ano “A”, da escola Duque de Caxias, Walison Araújo Peixoto, aprovou a iniciativa. Na sua opinião, o trânsito da cidade é caótico e algo precisa ser feito para reverter esse quadro. “Acredito que esse problema é provocado pela falta de conscientização dos motoristas. É um projeto muito bem trabalhado que busca envolver os jovens para darem sua parcela de contribuição. Isso é importante porque também nos ensina a atravessar a faixa de pedestre com segurança, por exemplo”, avaliou.

Para Maria Eduarda, que estuda o 9º Ano “G” na escola Carmela Dutra, a campanha da prefeitura é necessária. “Gostei porque estamos ajudando a conscientizar os motoristas a se preocuparem mais com as outras pessoas. Para que eles deem a devida importância à faixa de pedestre como, por exemplo, parar quando alguém estiver atravessando a faixa, para que eles usem sempre o cinto de segurança, respeitem as leis e os sinais de trânsito. E acredito que essa campanha contribuirá para melhorar o trânsito na cidade”, frisou.

Fonte: Joel Elias | Fotos: Medeiros

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)