Domingo, 20 de julho de 2014 - 11h40
A campanha de vacinação antirrábica, que tradicionalmente acontece no mês de setembro concentrada em uma única data, sempre próximo ao dia 28 de setembro, dia mundial da raiva, será executada este ano de forma diferente. A proposta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que por meio do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) realiza a imunização entre os animais é programar diferentes ações conforme as regiões da cidade.
"Queremos estabelecer um calendário dentro do mês de setembro dividido em etapas, atendendo as zonas sul, leste, oeste, norte e centro. Em vez de um sábado apenas, serão cinco, atendendo a cada uma das regiões, possibilitando que a meta seja alcançada mais facilmente", explicou o secretário da Semusa, Domingos Sávio, ao comentar que de acordo com dados históricos do DCZ, há praticamente cinco anos o município não consegue ultrapassar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 80% de cobertura vacinal. “A cidade vem crescendo e devido a expansão territorial encontramos dificuldades em alcançar a criação de cães e gatos das áreas periféricas, onde o número de animais soltos é grande”, destacou Domingos.
Em 2013 foram vacinados cerca de 62 mil caninos e felinos durante a campanha e aproximadamente 400 bichos ao longo do ano. O último caso de raiva registrado em Porto Velho aconteceu no ano de 2004. A programação deverá ser divulgada em breve. O Diretor do Departamento reforça apenas a população no geral a importância da imunização e pede para que neste caso, não os bichinhos de estimação não sejam encaminhados por menores de 18 anos, seja na vacinação de rotina realizada do DCZ de segunda a sexta, em horário comercial, ou na própria campanha. “Conter o animal é de responsabilidade do dono, pedimos a compreensão de todos para que possamos realizar este trabalho com os cuidados devidos, garantindo assim a saúde de todos”, finalizou Rodrigo Antonio Golin.
Fonte: Renata Beccária
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)