Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Campanha 'Dói Mais Quando Você Não Denuncia' visa reduzir índice de violência contra a mulher


 
 Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, aponta que os índices de violência contra a mulher estariam mais altos se a Lei Maria da Penha, que completa nove anos em 2015, não tivesse sido criada. A redução foi de 10% em relação aos casos de mulheres mortas dentro de casa no Brasil. 
 
 Para chegar a essa conclusão, o Ipea utilizou o método chamado modelo de diferenças em diferenças, que confronta os números de homicídios contra mulheres dentro dos lares com os registrados em relação aos homens, e do Sistema de Informações sobre Mortalidade do SUS. No entanto, mesmo com esses números e resultados positivos, os problemas relacionados à violência contra a mulher ainda estão muito longe do fim.
 
 Um outro estudo do Ipea mostra que 43% das mulheres brasileiras dizem que já foram vítimas de algum tipo de violência física ou verbal. E 90% dos casos que terminaram em morte, os autores dos crimes eram conhecidos das vítimas. Com o intuito de conscientizar a população portovelhense sobre o problema, a Prefeitura de Porto Velho lançou na sexta-feira, 07, a campanha “Dói Mais Quando Você Não Denuncia”, desenvolvida pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Creas Mulher e o Conselho Municipal de Defesa da Mulher (CMDM). 
 
 A campanha consiste na realização de pit stop em locais estratégicos de grande movimentação com a distribuição de folderes, adesivos e cartazes alusivos à campanha. Na abordagem a equipe também conversa com os condutores e com que está dentro do veículo chamando atenção para o problema e passando orientações sobre como denunciar caso testemunhem algum tipo de violências contra a mulher.
 
 O primeiro pit stop aconteceu nesta sexta-feira na avenida Jorge Teixeira, próximo à loja Havan. O próximo será no dia 14 na avenida Jatuarana, esquina com a avenida Tancredo Neves, na zona sul. “A intenção é massificar as informações sobre a Lei Maria da Penha para que as mulheres saibam como se proteger, saiba os caminhos que tem seguir para dar um basta a essa questão da violência contra a mulher que por um acaso seja sofrendo”, frisou a coordenadora da CMPPM, Vanuza Nascimento Machado.
 
 A coordenadora adiantou que o município hoje está estruturado, junto com a rede de enfrentamento, a dar todo suporte e apoio à mulher vítima de violência, como o Centro de Referência Sonho de Liberdade (Creas Mulher), o Centro de Referência Saúde da Mulher (CRSM), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres (CMDM). “A Lei Maria da Penha, para nós mulheres, foi uma conquista que buscávamos há anos. E nós gestores, não podemos aceitar nenhum tipo de violência contra a mulher, seja doméstica, visual, psicológica ou física. E essa campanha visa incentivar as mulheres a quebrarem o silêncio e enfrentarem o problema denunciando seu agressor”, afirmou.
 
 Vanuza Machado explicou ainda que a Lei Maria da Penha garante à mulher vítima de violência uma série de medidas rápidas e eficientes que podem evitar novos traumas e até mesmo salvar vidas. No caso, o juiz poderá aplicar ao agressor de imediato, suspensão da posse ou restrição do porte de arma, afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima, como aproximação da vítima, de familiares e testemunhas, proibição de frequentar determinados lugares, restrição ou suspensão de visitas aos dependentes menores, entre outras.
 
Fonte: Joel Elias 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)