Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Cassol cobra hospital de Roberto Sobrinho



Cassol cobra responsabilidade de
Roberto Sobrinho sobre hospital municipal 



Na manhã desta quarta-feira (29), o governador Ivo Cassol concedeu entrevista a TV Rondônia, em seu gabinete na Residência Oficial. Na entrevista, Cassol esclareceu como os recursos de compensação advindos da construção das usinas do Madeira serão utilizados.

De acordo com Cassol, o montante de R$ 30 milhões em recurso de compensação da empresa Odebrecht, referentes à licença ambiental do Ministério do Meio Ambiente, que antes seriam alocados na área de saneamento básico passaram agora a saúde, para a conclusão do Hospital Regional de Cacoal.

Para ele, essa é a melhor solução encontrada pelo Governo do Estado para que a saúde pública de Porto Velho não entre em colapso com a demanda das usinas. "Com o hospital de Cacoal concluído, muitos dos pacientes do interior deixaram de descolar-se para os hospitais da capital, aumentando o número de leitos vagos. Além disso, construir um novo hospital em Porto Velho levaria mais de dois anos e os recursos seriam insuficientes, já conclusão do hospital de Cacoal será concluída em doze meses", garantiu.

Segundo Cassol, as obras de saneamento básico não ficarão comprometidas, já que o Ministério da Fazenda liberou ao Governo do Estado realizar um empréstimo de R$ 111 milhões junto a Caixa Econômica, como contrapartida dos recursos do PAC. "O Governo do Estado ia apenas retirar o empréstimo de R$ 81 milhões, já que os R$ 30 milhões estavam garantidos para as obras, a com a transferência desses recursos para a saúde, vamos pegar o empréstimo integral", explicou.

A transferência dos recursos do saneamento básico para a área da saúde já foi autorizada pelo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, na última visita do governador a Brasília. O Tribunal de Contas da União na ocasião também foi consultado e não encontrou irregularidade na operação.

O governador informou ainda que irá ser feita uma nova reforma no Hospital de Base, com um aumento de 100 leitos, sendo 60 de unidade de terapia intensiva (UTI) e 40 de enfermaria.

A falta de um hospital municipal em Porto Velho também foi questionada pelo governador na entrevista, que cobrou a responsabilidade do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho. "Não é admissível que a capital de Rondônia seja a única do país sem um hospital municipal. É preciso que o hospital seja urgentemente construído pela prefeitura", reclamou.

O aparato legal e burocrático da transferência dos recursos está sendo realizado pelo sub-chefe da Casa Civil, Nilton Capixaba, por determinação do governador Ivo Cassol.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)