Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Cassol e prefeitos cobram pagamentos em ministérios



O senador Ivo Cassol e os prefeitos de Vilhena, José Rover, de Rolim de Moura, Luizão do Trento, de Cerejeiras, Airton Gomes, e de Cacoal, padre Franco Vialeto, foram na tarde desta quarta-feira, 15, no Ministério das Cidades cobrar a liberação de pagamentos de obras em seus municípios. Segundo Cassol as empreiteiras fizeram o serviço e estão cobrando a conta nas prefeituras, que dependem dos repasses do ministério para efetuar os pagamentos. “A situação está difícil para as empresas e mais ainda para as prefeituras, que dependem dos repasses para quitar seus pagamentos”, explicou.

De acordo com o prefeito de Vilhena, José Rover, ainda falta receber R$ 34.800.000,00 para pagamento da obra do Sistema de Abastecimento de Água, que já foi iniciada, além de mais R$ 50.000.000,00 para pagamento das obras do Sistema de Esgoto Sanitário, também iniciadas em seu município.

A situação não é diferente em Rolim de Moura. Segundo o Prefeito de Rolim, Luizão do Trento, a prefeitura tem em aberto R$ 496.000,00 para aquisição de terreno para implantação de esgoto sanitário referente ao Contrato de Repasse do PAC 0350941-78, e corre o risco de perder a obra se não efetivar o pagamento. “É muito complicado, os repasses estão atrasados e se não estiver com a documentação toda em dia podemos perder todo o restante e reiniciar tudo de novo”, disse o prefeito.

Cacoal também encontra-se em sérias dificuldades e o Prefeito Francisco Vialetto veio cobrar R$ 1.523.064,69 para pagamento de Contratos de Repasse de Sistema de Esgoto Sanitário, de acordo com o TC nº 350.894-02/2011 e, aproveitando a presença do ministro, cobrar mais R$ 98.620,00 para pagamento de Contratos de Repasse de pavimentação por bloquetes em Urupá, de acordo com o TC nº 390.368-70/2012.

O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab recebeu a comitiva e ouviu as explicações, e garantiu que será feito o pagamento ainda neste mês, desde que a documentação esteja toda correta. “Apesar do contingenciamento do Ministério da Fazenda temos que quitar os contratos assinados e vamos fazê-lo”, disse Kassab.

Ainda na tarde de quarta-feira a comitiva também foi no Ministério da Saúde, onde foram protocolados os pedidos do Prefeito de Vilhena do pagamento das 3ª e 4ª medições referente à construção da UPA local, no valor e R$ 411.506,11 e da Construção do Centro de Reabilitação Dr. Nazareno João da Silva, no valor de R$ 344.642,65; além o pedido de pagamento de R$ 250.000,00 para aquisição de equipamentos hospitalares para o hospital de Cerejeiras, solicitação do prefeito Airton Gomes.

Para o senador Ivo Cassol o país está atravessando uma crise muito séria, o que requer dos administradores ainda mais cuidado com os gastos públicos. “Todos os dias aqui em Brasília tem prefeitos com o pires na mão em busca de recursos, e nós vamos aos ministérios pressionar para pagarem o que foi contratado. É obrigação do Governo Federal quitar o que foi contratado, principalmente com os pequenos municípios que dependem destes repasses para as obras”, explicou o senador.

Fonte: Marco Antônio

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)