Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Centro Especializado em Reabilitação é entregue em PVH



A população de Porto Velho ganhou na última sexta-feira, 23, um moderno centro especializado em recuperação de pacientes com deficiência provocada por algum tipo de acidente. Inaugurado pelo prefeito Mauro Nazif, o Centro Especializado em Recuperação (CER), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), visa garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais a esses pacientes, a fim de promover sua autonomia e independência.

Para o prefeito Mauro Nazif, a capital de Rondônia há muito tempo necessitava de uma unidade de saúde especializada nesse tipo de atendimento. “Em Porto Velho o número de acidentes de trânsito é muito grande. E na maioria das vezes esses acidentes deixam pessoas sequeladas que necessitam de um tratamento especializado para se recuperar. É esse o serviço que o município passa a prestar para a população a partir de hoje”, disse o prefeito.

O CER disponibilizará também o serviço de psicólogos e assistentes sociais, que antes, no Centro de Fisioterapia do pronto atendimento Ana Adelaide, não existia. “Muitas das vezes os pacientes acabam caindo em depressão em decorrência desses traumas. Por isso o centro ofertará também psicólogos, além do acompanhamento médico, para acompanhar os pacientes. Também será oferecido o serviço de hidroterapia, que é o tratamento na piscina, algo inédito em Rondônia”, adiantou o prefeito.

O secretário Domingos Sávio, da Semusa, lembrou que a obra do CER estava paralisada e foi retomada depois de uma minuciosa análise no projeto. “Essa foi uma determinação que nos foi passada pelo prefeito e o mesmo procedimento adotamos em relação as outras obras da Semusa. É uma obra moderna com todas as condições de infraestrutura e com melhores condições de atender os pacientes que necessitarem desse serviço e também com melhores condições de trabalho para os servidores”, frisou o secretário.

Com a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação, o município, além de ofertar novos serviços, ampliará também ampliar o atendimento de urgência e emergência com a liberação das cinco salas no Ana Adelaide, onde funcionava o antigo Centro de Fisioterapia. O Cer funcionará com uma equipe multidisciplinar composta de oito fisioterapeutas, dois assistentes sociais, dois fonoaudiólogos, dois psicólogos, um médico otorrino e um ortopedista.

Deve atender em média 200 pessoas por dia — no Ana Adelaide eram 130 por mês — e será integrado o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite, que tem foco no atendimento às pessoas com deficiência permanente ou transitória. O centro também atenderá casos de autismo.


Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)