Quinta-feira, 12 de novembro de 2009 - 18h04
As chuvas estão começando a se intensificar em Porto Velho e os moradores do Bairro Nacional estão transitando normalmente pela Avenida Percival Farquar até o Centro da cidade. Esta possibilidade sempre foi um desejo daquela comunidade que sofreu muito tempo com o intenso trânsito de carretas pela estrada do Belmont e pela alagação do canal com a cheia do Rio Madeira.
O Prefeito Roberto Sobrinho atendeu ao pedido daquela comunidade que sempre esteve isolada por falta de uma acesso definitivo e seguro pela Farquar ligando o bairro Nacional ao Centro da Cidade. A situação era mais grave no período das chuvas que toda a área era inundada e o trânsito entre os dois lados, Nacional e Centro, era feito por rabetas, ou por uma grande volta pela Estrada do Belmont, até a avenida Lauro Sodré e avenida Migrantes para se chegar à Farquar.
Grande obra
Em 2007 foram iniciadas as obras de extensão da avenida Percival Farquar até a Estrada do Belmont. Os recursos foram garantidos através de emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões e 500 mil e com a contrapartida da Prefeitura de Porto Velho de R$ 270 mil. O recurso está sendo disponibilizado e fiscalizado pela Caixa Econômica Federal, e está garantido até janeiro de 2010. O secretário municipal de obras, Marcelo Fernandes, informou que a obra é formada de três partes, sendo, a construção de galerias, bueiros e aterro. Marcelo explicou que a obra está praticamente concluída há um atraso na construção das galerias, que sofreram durante o processo de execução danos pelas chuvas. “A galeria já foi concluída, estamos aguardando a cura do cimento para concluir a parte final do aterro lateral. Mas em nenhum momento o transito das carretas foi prejudicado”, explicou o secretário.
Marcelo Fernandes informou ainda, que “já estamos pedindo junto à Caixa Econômica Federal, uma prorrogação de prazo para além de janeiro de 2.010, para podermos terminar o aterro lateral, que está consumindo toneladas de aterro”, disse.
Nova Passarela
Outra obra que também está beneficiando diretamente os moradores dos bairros São Sebastião e Nacional é a passarela que foi recuperada pela Prefeitura. O acesso fica nas proximidades da passagem do Nacional para a Farquar. A passarela tem 160 metros e oferece acesso ao centro da cidade para ciclistas e pedestres. A construção foi realizada com madeira apreendida em ilícitos ambientais e doada pelo Ibama à prefeitura.
Fonte: Fabrícius Bariani / Foto: Estevan Quintela
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)