Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Comissão aprova parecer da senadora Fátima Cleide


A Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa (CDH) do Senado Federal aprovou dois dos três pareceres da senadora Fátima Cleide (PT-RO), relatora dos projetos propostos na Comissão.  

O primeiro parecer aberto à votação, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 90/2003 do senador Paulo Octávio (PFL-DF), que obriga a confecção diferenciada de cédulas de papel-moeda de modo a permitir a identificação do valor do dinheiro pelos portadores de deficiência visual, foi aprovado com unanimidade pela CDH. Para Fátima, a lei é significativa e representa um bom avanço nas políticas direcionadas aos deficientes visuais. "A aprovação dessa lei é uma forma de fazermos valer a garantia de acesso à informação aos portadores de necessidades especiais. Também é uma maneira de torná-los cada vez mais independentes", ressaltou Fátima.

O segundo parecer, sobre o PLS 490/2003 da senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), que trata da difusão dos direitos fundamentais e dos direitos Humanos, especialmente os da mulher e da criança e do adolescente, também teve aprovação unânime. Agora, o projeto vai à Câmara para apreciação e votação dos deputados.   

Por fim, o último parecer da senadora levado à votação na CDH, o PLC 122/2006 de autoria da deputada federal Iara Bernardi (PT-SP), que diz respeito a coibir a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, Fátima Cleide, com apoio dos senadores presentes na Comissão, aprovou requerimento que cria um grupo de trabalho para estudar a matéria com profundidade. "Sugerimos a criação do grupo de trabalho em função da manifestação de vários segmentos da sociedade que ainda querem discutir a questão por ser uma matéria polêmica", alegou Fátima.

Fonte: Henrique Cesar Teixeira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)