Quinta-feira, 26 de junho de 2014 - 13h47
Construir um Plano Nacional de Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável é o tema da 3ª Conferência Estadual de Economia Solidária, que teve início na noite desta quarta-feira (25) no Hotel Rondon, na capital.
“O Objetivo do Governo do Estado, ao realizar esta conferência é o de construir um Plano Estadual de Economia Solidária, e formular propostas para o Plano Nacional que será discutido na 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária que será realizada em dezembro deste ano em Brasília”, explicou o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix,
Márcio Felix destacou o desempenho da Gerência de Economia Solidária que mesmo com uma equipe ainda reduzida, tem avançado bastante na discussão em torno do política de economia solidária. “Iniciamos este processo da Conferência Estadual,formando uma comissão de organização e realizando sete etapas territoriais preparatórias, nos Territórios da Cidadania e Identidade de Rondônia, envolvendo todos os municípios” enfatizou Márcio Felix.
As etapas territoriais, contaram com a participação de 400 pessoas, onde foram eleitos 84 delegados que estão participando da etapa estadual, com 70 propostas que foram aprovadas e serão discutidas durante a conferência estadual.
Ari Moraes que é coordenador geral da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e um dos palestrantes da Conferência Estadual, destaca a importância da discussão em torno do Projeto de Lei que reconheça a Economia Solidária. ” Precisamos usar este espaço de conferência para mobilizar todos os segmentos da Economia Solidária e avançar na implantação da Lei da Economia Solidária. É preciso reconhecer, na constituição brasileira, o direito do trabalho associado, o direito à propriedade coletiva e a afirmação de que a economia brasileira seja baseada na cooperação e não na competição”, ressaltou Moraes.
A deputada estadual Epifânia Barbosa, elogiou a atuação do governo do Estadual em realizar a conferência e as etapas territoriais. ” É muito importante a presença do poder publico em um espaço como este, onde podemos propor, discutir e debater este novo modelo de economia”, frisou.
A programação da Conferência segue até o próximo dia 27 e encerra com a eleição dos delegados que irão representar o Estado na 3º Conferência Nacional de Economia Solidária.
Participaram ainda da solenidade de abertura, o deputado estadual Ribamar Araújo; o secretário adjunto da Emater, José de Arimatéia; a representante do Tribunal Regional do Trabalho Ana Sarah da Silva, o representante da Seagri, Alexandro Quirino; a membro do Conselho Nacional de Economia Solidária, Andrea Mendes e a representante dos empreendimentos econômicos solidários, Marlene Marques.
Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes
Decom - Governo de Rondônia
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)