Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Confúcio busca apoio em Brasília para ampliar a internet


Confúcio falou do projeto chamado de Infovia Rondônia (Pioneiros Digitais) e explicou que pretende ampliar a cobertura de fibra óptica e torres para a implantação de internet via rádio (wireless) com o objetivo de conectar escolas, unidades de saúde, delegacias de polícia, trânsito e dados ambientais.

A intenção, segundo explicou o governador, é fazer uma comunicação em tempo real com os órgãos governamentais e Palácio. Para ele, esse processo vai diminuir muito o fluxo de papeis entre os órgãos e dar mais agilidade aos processos. O governador destacou a necessidade de os governos federal e estadual unirem esforços para levar os benefícios da rede mundial de computadores também às áreas mais afastadas e às regiões de fronteira.

“Estamos com o projeto pronto, já estamos com a parte do dinheiro, precisamos de mais ofertas de velocidade, links e satélites que possam interligar conosco”, explicou Confúcio. Para ele, o projeto é audacioso pela complexidade geográfica do Estado, mas é um projeto com uma visão tecnológica de alto nível e será exemplar para o Brasil.

O ministro se disse “extremamente satisfeito” com a iniciativa do governador. “Vamos trabalhar juntos. Não vai ser difícil e a presidenta Dilma vai gostar. A presidenta sabe da importância disso”, afirmou o ministro, acrescentando que a meta do governo federal é a universalização da internet no país.

O ministro disse que virá a Rondônia nos próximos meses conhecer de perto o projeto Pioneiros Digitais e assegurou ainda que uma nova audiência deve ser realizada brevemente para debater as estratégias de ampliação da banda larga no Estado.

No fim da reunião o governador entregou ao ministro o livro “Das Trevas para a Luz , o Renascer da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, coincidentemente no dia em que a estrada de ferro estava completando seu primeiro centenário. Particpou também da audiência, a superintendente de Intregração do estado de Rondonia em Brasília, Elizete Lionel.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)