Sexta-feira, 20 de maio de 2011 - 14h33
Um governo com metas ousadas, porém tangíveis. A mensagem sobre o perfil que o governador Confúcio Moura quer de sua equipe foi repassada a todos secretários e dirigentes de empresas públicas, na noite de sexta-feira (20), durante cerimônia de abertura do II Seminário de Planejamento Estratégico, que segue até este sábado sábado (21).
Na área dos transportes, por exemplo, Confúcio disse que pretende asfaltar pelo menos 600 quilômetros de rodovias nos quatro anos de mandato. Na piscicultura, cuja produção hoje oscila na faixa dos 10 mil quilos de peixe ao ano, ele acredita ser possível elevar para 80 mil quilos ao ano. Em síntese, cada secretaria terá sua meta a ser perseguida.
“Queremos trabalhar muito, não para estabelecer um ranking do melhor ou do pior governador, mas sim para deixar o Estado bem melhor para quem vier me suceder”, disse em seu pronunciamento.
Norte competitivo
O governador afirmou também que o Estado vai apoiar no que for possível o Projeto Norte Competitivo, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que indica os eixos de integração de transportes e as obras prioritárias na Amazônia. O projeto aponta os nove eixos de integração prioritários que permitirão reduzir os custos logísticos da Amazônia Legal, com aumento da competitividade da região. Para viabilizar o desenvolvimento desses eixos principais, são necessários investimentos da ordem de R$ 14,1 bilhões.
Em Rondônia, o governador Confúcio Moura anunciou uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) para a construção de um novo porto público no rio Madeira, cujo empreendimento será o quarto maior do projeto Norte Competitivo. O grupo André Maggi, proprietário do porto graneleiro em Porto Velho, também já apresentou projeto para construir um novo porto, nas mesmas imediações.
Combate à pobreza
O resultado de todo o esforço das ações do governo, segundo Confúcio Moura, tem que ser refletido na melhoria dos indicadores sociais. “Não basta, por exemplo, sermos um grande produtor de energia, se não levarmos riqueza aos nossos ribeirinhos. Em Rondônia, 130 mil pessoas sobrevivem com menos de 70 reais por mês. É vergonhoso, mas é a realidade”, observou.
Desmatamento
Confúcio Moura dedicou um bom tempo de seu discurso para fazer um contra o desmatamento. Ele lembrou que após um período de segurança, Rondônia voltou a figurar entre os estados que mais registraram desmatamento, atrás apenas do Mato Grosso e Pará. Para o governador, a divulgação da volta do desmatamento veio na pior hora possível, em função da discussão em torno da aprovação do novo código florestal.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia
A sessão solene realizada na Escola Estadual Maria Nazaré dos Santos, em Jaci-Paraná, teve um recado político claro: talento não pode depender de CE

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c
Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)