Sábado, 31 de maio de 2014 - 11h17
Com a aproximação da Copa do Mundo FIFA 2014, maior torneio de futebol, o horário de expediente de órgãos do poder executivo municipal, inclusive autarquias e fundações, será reduzido em dias de jogos da seleção brasileira. A decisão partiu do prefeito, Mauro Nazif, que instituiu por meio do decreto de nº 13524 do dia 27 de maio de 2014, que para possibilitar aos servidores públicos a oportunidade de acompanhar a transmissão das partidas, os mesmos encerrem as atividades de expediente duas horas antes do início de cada disputa.
Já as repartições consideradas de serviços essenciais, como as da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que prestam atendimento nas Unidades de Saúde de Urgência e Emergência 24 horas, Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), que operam na limpeza pública e Secretaria Municipal de Obras (Semob), que executa melhorias na infraestrutura, como drenagem, asfalto e tapa buraco, organizarão turnos para revezamento, de forma que não haja interrupção da continuidade dos serviços prestados.
Com exceção das secretarias que funcionarão em escala de plantão conforme determina o decreto, as repartições públicas do município, nos dias 12 e 23 de junho funcionarão apenas até as 16h e no dia 17 de junho, até as 15h, conforme a programação dos jogos. Caso o Brasil seja classificado para a próxima fase, permanece o horário de encerramento das atividades de duas horas antes do começo de cada partida.
Funcionamento das Escolas Municipais
Tratando do funcionamento das escolas, no início do ano foi publicada uma portaria da Secretaria Municipal de Educação (Semed), onde ficou sob responsabilidade e autonomia dos diretores de cada instituição a opção de horários de funcionamento. A Semed entende que os gestores são conhecedores da realidade de cada comunidade, levando em consideração a movimentação ocasionada pela festividade esportiva, que influencia diretamente no trânsito, segurança e até na qualidade de ensino. "Sabemos que os próprios pais acompanham as partidas, e com isso as crianças não terão com quem ir para a escola, além do mais, as comemorações nas ruas podem se tornar um perigo ao nosso público, então deixamos a cargo dos gestores a opção de tornar o dia facultativo ou não. Lembrando que todos deverão repor as aulas perdidas para manter o ano letivo assegurado com 200 dias conforme determina a lei" ,comentou a secretária da Semed, Francisca das Chagas.
Para os dias de jogos do Brasil, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Ferreira, por exemplo, optou em manter as atividades normais no período da manhã e suspender as aulas somente nos períodos vespertino e noturno. “Aderimos a este horário de funcionamento para manter a qualidade do ensino, já que a frequência seria baixo caso contrário, além de possibilitar aos próprios servidores a folga para acompanhamento das partidas”, explicou a diretora da instituição, Cintia Regina Pedroso Guimarães.
Fonte: Renata Beccária
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)