Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Curso do Pronatec para moradores da Vila Princesa


A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria municipal de desenvolvimento socioeconômico e turismo, (Semdestur) realizou inscrições do Pronatec para os moradores da Vila Princesa uma comunidade localizada próximo ao aterro sanitário de Porto Velho, onde grandes partes dos moradores que ali vivem retiram o seu sustento mensal através da coleta do lixo. Segundo o secretário Agnaldo Nepomuceno “o objetivo da secretaria é ir aonde não se tem acesso para facilitar as inscrições dos cursos para tentar qualificar essas pessoas que precisam se profissionalizar em outras áreas”.

A equipe da Semdestur juntamente com Senai e Semas fizeram o cadastro das famílias que se interessaram pelos mais diversos cursos oferecidos pelo O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Agnaldo Nepomuceno diz que “a medida é intensifica o programa de expansão de escolas técnicas no município de Porto velho”.

O aluno matriculado tem direito a todo material didático, uniforme e vale transporte, o curso da construção civil será feito na própria associação da Vila Princesa, os demais serão no Senai Padre Marcelo Betolusso e Senai Marechal Rondon, A carga horária variam de acordo com o curso, sendo no mínimo 160 horas, o que normalmente dá um período de oito semanas, ou dois meses, com quatro horas de aula por dia, de segunda a sexta-feira.

Para o senhor Anacleto Andrade que vive na Vila Princesa desde 1992 esses cursos serão um grande passo para a mudança da estrutura familiar do local, porque segundo ele “as condições de trabalho, embora extremamente miseráveis, proporcionam uma grande liberdade de horário de trabalho, e por não ter uma outra profissão muitos catadores não tem oportunidades de empregos fixos na cidade, por isso preferem catar os lixos recicláveis, que é uma opção de renda para as famílias ele diz ainda que” agora será escrita uma nova história na vida de muitos”.finaliza.

Fonte: Jean Carla

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)