Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Delegado Lucas propõe lei para exigir assinatura física de idosos em operação de crédito

Projeto em tramitação busca dar garantias em contrações de consignados.


Delegado Lucas propõe lei para exigir assinatura física de idosos em operação de crédito  - Gente de Opinião

Visando dar uma proteção e segurança maior a idosos, o deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) um projeto de lei ordinária para exigir que as assinaturas em contratos de operação de crédito sejam feitas apenas de forma física.

Entre as mudanças propostas no texto, as instituições financeiras que oferecem empréstimos por telefone ou internet a pessoas idosas, por exemplo, passam a ser obrigadas a disponibilizar o contrato físico para que o contratante assine presencialmente. “Constantemente vemos casos de idosos que descobrem a existência de empréstimos consignados no seu nome, sem de fato ter realizado. Nesses casos, a vítima só fica sabendo do uso indevido do CPF porque o banco começa a descontar valores da aposentadoria. Precisamos reduzir essa triste estatística, e a exigência de assinatura física no estado é uma medida necessária”, afirma o deputado.

De acordo com o projeto que já está tramitando na Casa de Leis, a regra será válida a todas empresas que oferecem serviços ou produtos de crédito na modalidade de consignação. Isso inclui seguros, pensões, pecúlios, poupanças, conta corrente, empréstimos, financiamentos, arrendamentos, hipoteca, aplicações financeiras, investimentos, entre outros.

Em caso de descumprimento da lei, a instituição financeira sofrerá penalidade, incluindo advertência na primeira infração e aplicação de multa em até 2 mil Unidades Padrão Fiscal do Estado de Rondônia (UPF-RO) na quarta infração.

“Os valores dessas multas aplicadas, em caso de não ser disponibilizado o contrato físico para assinatura, serão revertidos para o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fundec-RO). A fiscalização do cumprimento da lei vai ficar sob responsabilidade do Procon”, diz o deputado Lucas.

Nas próximas semanas, o projeto de lei ordinária 93/2023 deve ser discutido e analisado nas comissões permanentes da Alero.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Com o objetivo de garantir melhores condições de acesso e fortalecer as ações de preservação ambiental, fiscalização e pesquisa desenvolvidas no Par

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)