Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Deputado Federal Maurício Carvalho busca facilitar a coleta de leite materno na Semana de Doação de Leite Humano


Deputado Federal Maurício Carvalho busca facilitar a coleta de leite materno na Semana de Doação de Leite Humano  - Gente de Opinião

No dia 19 de maio, anualmente é comemorado o “Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano” sabendo disso, o deputado federal Maurício Carvalho tem apresentado algumas propostas para incentivar e melhorar a coleta e doação de leite materno no estado de Rondônia.  

Na busca por melhorias na área da saúde materno-infantil, o Deputado Federal apresentou uma sugestão de programa social voltado para o incentivo ao aleitamento materno encaminhada ao governador de Rondônia. O objetivo é estabelecer um termo de parceria entre a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar do estado, visando a coleta e o transporte de leite humano doado. 

A proposta destaca a carência existente no estado nesse aspecto e ressalta que um programa voltado para o incentivo ao aleitamento materno teria o potencial de aumentar significativamente as doações de leite. Além disso, a colaboração entre a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros tem como objetivo promover a saúde da mulher e da criança, contribuindo para a redução da mortalidade neonatal e a melhoria dos índices de aleitamento materno em Rondônia. 

Pelo que foi sugerido, a parceria poderá ser estabelecida de forma que fique sob a responsabilidade dos militares do Corpo de Bombeiros a realização de visitas domiciliares, com o intuito de coletar e transportar o leite humano nos municípios. Além disso, eles forneceriam orientações sobre amamentação. Já os funcionários da Secretaria de Saúde seriam responsáveis pelo armazenamento, processamento e distribuição do leite humano para crianças internadas ou não, que necessitem do leite materno. 

O programa social proposto tem o potencial de promover não apenas a saúde das mães e bebês, mas também fortalecer a solidariedade e a cooperação entre diferentes instituições em benefício da sociedade. 

Além disso, o parlamentar apresentou na Câmara dos Deputados dois projetos de leis para incentivar a doação de leite. Os PLs  2687/2023 e 2688/2023 tem como objetivo isentar mães doadoras de leite humano por 5 anos da taxa cobrada para realizar provas do Enem e para concursos públicos.

O deputado acredita que com essa proposta, ajudaria a valorizar e reconhecer o importante papel dessas mulheres na promoção da saúde infantil. "O investimento no bem-estar materno-infantil é um investimento direto no futuro de nossas crianças, impulsionando saúde e qualidade de vida de geração em geração", destacou o parlamentar. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)