Segunda-feira, 9 de novembro de 2009 - 16h41
O presidente em exercício da Assembléia Legislativa de Rondônia, deputado Miguel Sena (PSDB), disse hoje que o movimento cultural rondoniense está de luto, em decorrência do falecimento do carnavalesco, compositor e músico Orlando Pereira, conhecido no mundo artístico como Orlando da Estácio. Salientou o parlamentar que após vários anos de dedicação a Escola de Samba Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, o “Neguinho Orlando”, como também era denominado pelos amigos, radicou-se em Rondônia, onde desenvolveu inúmeros trabalhos.
Continuando, afirmou o deputado Miguel Sena que estará apresentando na Assembléia Legislativa, moção de pesar a ser encaminhada a entidade representativa das escolas de samba de Porto Velho, bem como a familiares do falecido.
Destacou o deputado ter sido notável o trabalho artístico desenvolvido por Orlando da Estácio, enfatizando seu papel como fundador do Movimento de Criação Cabeça de Negro, que na segunda metade da década de 80 e início dos anos 90 agitou a cidade com vários shows, discussões, reivindicações e polêmicas defendo a cultura afro-brasileira e ribeirinha focada nos costumes da antiga cidade de Porto Velho.
Orlando Pereira, carioca do Estácio, chegou a Porto Velho, no início da década da 80 com o grupo musical “Reza Forte”. O grupo se desfez e cada um dos componentes voltou para sua cidade de origem. Orlando nunca mais deixou a cidade. Casou e foi morar no morro do Triângulo. O presidente em exercício da Assembléia Legislativa de Rondônia, deputado Miguel Sena disse que Orlando Pereira deixa uma grande contribuição para a cultura do Estado de Rondônia.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)