Segunda-feira, 6 de abril de 2015 - 17h33
Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, os deputados Cleiton Roque (PSB) e Só na Bença (PMDB) apresentaram ao Poder Executivo indicação sobre a necessidade de instalação de um frigorífico para abate de peixes no município de Pimenta Bueno. De acordo com os parlamentares, a piscicultura é a nova opção de agronegócio em Rondônia, devido ao desenvolvimento impressionante da atividade nos últimos três anos.
O investimento no setor cresceu 300% no período, conforme informações dos técnicos da Superintendência Federal de Aquicultura e Pesca do Estado. “Há três anos eram produzidas 16 mil toneladas. Em 2013, Rondônia fechou o ano com aproximadamente 65 mil toneladas do pescado, e em 2014 com 80 mil toneladas. São números expressivos e que precisam de apoio das autoridades competentes para continuar com esse crescimento”, disse Cleiton Roque.
Só na Bença declara que os piscicultores locais têm preferido os sistemas em cativeiro e tanques escavados, porque eles diminuem a pesca nos rios e ainda oferecem melhores condições de manejo e controle da produção em quantidade e qualidade. “A maior parte da produção de tambaqui, por exemplo, é exportada para Manaus. Nosso Estado possui apenas dois frigoríficos com Inspeção Federal em Ariquemes e Vilhena e esse quadro precisa mudar”.
Os deputados alertaram, também, que a solicitação foi feita pelos vereadores João Batista Rocha (Bozo), José Irineu Cardoso Ferreira e Elias Josias da Silva, do município de Pimenta Bueno, para que as autoridades possam interceder junto ao Governo de Rondônia, através da Secretaria de Agricultura (Seagri), para o atendimento da propositura.
Os parlamentares destacaram que Pimenta Bueno é pioneiro na criação de peixes. A experiência acumulada ao longo dos anos na produção de alevinos e criação do pescado levou o município ao reconhecimento nacional. Na região, a produção de peixe tem crescido consideravelmente. Neste sentido se faz necessário implantar um frigorífico capaz de atender a produção existente.
Fonte: Elaine Maia
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)