Segunda-feira, 8 de setembro de 2014 - 17h08
Algum tempo que o desfile oficial de 7 de Setembro por conta do intenso calor amazônico que faz nesta época do ano é realizado no período da noite. A mudança de horário é em virtude da maioria dos participantes serem crianças e adolescentes, evitando por conta do calor danos a saúde dos mesmos
Sem fugir a regra a solenidade deste ano ocorrida no domingo, na Avenida Dos Migrantes, em Porto Velho levou centenas de pessoas a prestigiar o desfile em comemoração aos 192 anos de Independência do Brasil. O público aproximado segundo informações da Polícia Militar foi de 4 mil pessoas.
O secretário-chefe da Casa Civil do Estado de Rondônia Marco Antônio de Faria representou no ato o governador Confúcio Moura que por questões de agenda não pode comparecer a solenidade. O evento também contou com a presença dos representantes das Forças Armadas.
Com duas horas de duração o evento começou com a participação das Forças Armadas, representadas em primeiro plano pelos pelotões do Exército brasileiro, em seguida desfilou a Marinha do Brasil e Aeronáutica. A população pode acompanhar ainda amostra motorizada, com alguns equipamentos usados normalmente nos trabalhos das organizações militares no dia a dia.
O veterano Teófilo da Rocha Rodrigues tem assento cativo nos desfiles e atos simbólicos militares por ser o único vivo da época em que atuou no Exercito há quase 20 anos. É tanta honra e ‘honrarias’ militares que o mesmo recebeu a boina do general da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (Forte Príncipe da Beira), André Luis Novaes de Miranda. “ E ainda recebi essa medalha do ex-comandante da Polícia Militar do Estado de Rondônia, Paulo Cesar Figueiredo”, disse o veterano apontado para o peito.
O pequeno Juninho, filho do funcionário público Edson Júnior, que trabalhava no evento, aproveitou a visão privilegiada e de camarote ao lado das autoridades e não perdeu nenhum momento do desfile. Ao ser perguntado do que mais ele gostou o menino disse: “Dos carros dos Exército”.
A “Bailarina da Praça” também marcou presença. E passou pela avenida roubando a cena em seu pujante alazão, atraindo alguns flashes. Ela foi uma se não a mais aplaudida da noite. “Todos os anos estou aqui. Ao contrário de muitos eu amo o meu país. Ele vai melhorar eu torço que sim”, disse.
Em seguida entraram na avenida os grupamentos da Polícia Militar de Rondônia, Corpo de Bombeiros Militar, que desfilou divulgando todo seu aparato operacional. Após as organizações foi à vez dos desfiles estudantis, levados pela Banda oficial da Polícia Militar, sendo o Colégio Tiradentes da Polícia Militar a puxar a fila.
Também desfilaram o Instituto e a fanfarra da Escola Estadual de Ensino Carmela Dutra, a Escola Barão dos Solimões. A fanfarra da Escola Estadual Castelo Branco levou com seus integrantes e história a instituição e ainda a Escola Estadual Major Guapindaia. Já a fanfarra da Escola Juscelino Kubitschek acompanhou as Escolas Estaduais, Juscelino Kubitschek; Maria Carmosina e a Escola Estadual Flora Calheiros.
A Banda de Música da Escola Daniel Neri levantou o público ao pedir passagem para as escolas Daniel Neri e Ulisses Guimarães; e fechando o desfile a histórica Escola Estadual Eduardo Lima e Silva acompanhou, além de sua instituição os alunos da Escola Estadual 04 de janeiro.
O desfile de 7 de setembro também levou a avenida as instituições, Lions Clubes, Maçonaria Glomaron; Filhas de Jô; Ordem Demolay; Grande Capitulo da Ordem Demolay do Estado de Rondônia Nº18; Núcleo de Ação Paramaçônica Juvenil (APJ) Núcleo Alfa José Bonifácio de Andrade e Silva. E por sua vez a Organização Não Governamental Marildes Lima- Projeto Banviarte representando o terceiro setor.
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)