Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Doações de sangue precisam ser mantidas ao longo de todo o ano em Rondônia


Doações de sangue precisam ser mantidas ao longo de todo o ano em Rondônia  - Gente de Opinião

No Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), iniciativas que buscam multiplicar este ato de solidariedade ganham ainda mais visibilidade. Um dos principais desafios é fidelizar doadores ao longo de todo ano, garantindo o abastecimento do banco de sangue em Rondônia.

Pensando nisso, a deputada estadual Dra. Taíssa (PSC) registrou uma série de iniciativas que buscaram divulgar a campanha Junho Vermelho que busca mobilizar a sociedade brasileira para a doação de sangue. Nos últimos dias, a parlamentar mobilizou integrantes do seu gabinete a realizarem doações na Fhemeron de Porto Velho. A deputada também liderou um pit stop educativo para conscientizar motoristas, principalmente acerca da continuidade das doações ao longo do ano.

“Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas e a melhor forma de incentivar esse gesto é mostrar proatividade e também ser um doador. Mas o que muita gente esquece é que esse tipo de atitude precisa ser um compromisso contínuo e não somente em meses alusivos ou campanhas, pois a grande dificuldade da Fhemeron hoje é justamente fidelizar doadores”, lembra a deputada. A parlamentar também foi a autora de uma proposta que busca incentivar a doação de sangue dentro dos órgãos públicos no estado.

Atualmente, em Rondônia, as doações feitas na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) atendem a casos de urgências, emergências, cirurgias eletivas e até pacientes em tratamento de radioterapia e quimioterapia.

Processo de doação é rápido e seguro

A doação consiste na retirada de aproximadamente 450ml de sangue e demora, em média, 45 minutos da triagem à coleta. O candidato preenche uma ficha de doador e fica cadastrado no banco. A meta é tornar todos os doadores fidelizados.

No local, o doador é submetido a um check-up médico para constatar a habilidade clínica de doação. A doação utiliza agulha descartável sem nenhum risco de contrair doença infecciosa. Após o processo, o tempo de descanso é de 10 minutos sucedido de um lanche leve fornecido gratuitamente pela Fhemeron.

Interessados podem comparecer ao Hemocentro mais próximo do seu município.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Com o objetivo de garantir melhores condições de acesso e fortalecer as ações de preservação ambiental, fiscalização e pesquisa desenvolvidas no Par

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)