Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Emancipação de Extrema está de volta à pauta da Assembleia


 
A emancipação política dos distritos que compõem a Ponta do Abunã, em Porto Velho, com a criação do município de Extrema de Rondônia, foi tema de uma reunião na manhã desta terça-feira (24), no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa.

Gente de Opinião

O presidente da Casa, Maurão de Carvalho (PP), se reuniu com o coordenador do Movimento em Prol da Instalação do Município de Extrema, Aparecido Bispo, que mostrou a necessidade de ser aprovada uma nova lei, permitindo a criação do 53º município de Rondônia.

“O que estiver ao nosso alcance, vamos contribuir sim para que essa pauta tão importante seja retomada. Extrema tem viabilidade econômica e condições de se tornar município”, afirmou Maurão.

O deputado Aélcio da TV (PP), que tem base política em Porto Velho, participou da reunião e se comprometeu, junto com o presidente, a mobilizar o Parlamento em torno dessa luta, que já dura décadas.

Bispo informou que, após quatro projetos de lei autorizando a criação de novos municípios terem sido vetados nos últimos anos, surge uma nova esperança com o projeto 353/14, em tramitação no Senado Federal e que tem como relator o senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

“A nossa esperança é que esse projeto tramite com celeridade e que a presidente Dilma Rousseff (PT), que já vetou dois projetos anteriores, se sensibilize e sancione o 353/14”, disse Aparecido Bispo.

Segundo ele, “é preciso ainda aprovarmos uma lei estadual, criando o município de Extrema. Lei semelhante já foi aprovada, em 2010, mas foi considerada inconstitucional. Mas, aprovando nova lei no Senado, a criação estaria legalizada, uma vez que já realizamos plebiscito, com homologação do TSE, inclusive”.

O deputado Aélcio assumiu o compromisso de apresentar a matéria na Casa, autorizando a criação de Extrema. “Com o Senado aprovando a lei, já teremos as bases legais para tornar Extrema município”, destacou.

O coordenador pediu apoio da Assembleia para cobrar junto à bancada federal empenho na apreciação e aprovação da matéria. Maurão de Carvalho lembrou que o distrito de Tarilândia, em Jaru, também enfrenta um longo processo em busca da emancipação, tendo inclusive já realizado plebiscito e escolhido a autonomia política e administrativa.

“Vou conversar com o deputado Lazinho da Fetagro (PT), que é de Jaru, para ele também nos apoiar e se engajar nessa luta, que é justa”, observou o presidente.


Fonte: Eranildo Luna
 

.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)