Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 - 22h52
O Embaixador da Áustria Werner Brandstetter e o Cônsul Comercial Peter Athanasiadis, reuniram-se na tarde desta segunda-feira (18) com o governador Ivo Cassol. A visita foi para estreitar relações e as possibilidades de cooperação entre Áustria e Rondônia. A Áustria é um país industrializado e com uma grande tradição em tecnologia que abrange a energia renovável, como hídrica e eólica, apesar de ter um território três vezes menor que o estado de Rondônia. Nossa visita é mais exploratória. Ainda não temos projetos concretos, porém existem áreas no estado de interesse austríaco, como a tecnologia ambiental, agropecuária e o turismo, enfatizou o embaixador.
No Brasil, a Áustria se destaca com cerca de 80 empresas austríacas, instaladas principalmente nas regiões sul e sudeste. O governador ficou interessado com as possibilidades de investimentos em Rondônia, mas deixou claro que não abre mão de uma contrapartida. Hoje infelizmente nossa matéria-prima sai daqui e gera riquezas em outros países. O mercado europeu é muito exigente e o Brasil e outros países deveriam ter um tratamento diferenciado, porque nossos produtos agregam muitos valores. Cobram e exigem muito de nós e não contribuem com nada. Queremos sim, que nossos produtos entrem no mercado internacional, mas queremos dar oportunidade para o povo daqui, explicou Cassol.
O embaixador da Áustria não descartou a hipótese de empresa austríacas participarem da construção das usinas do Madeira com o fornecimento de turbinas para as hidrelétricas. Outras interesses são os intercâmbios de estudantes de turismo de Rondônia na Áustria e outros investimentos no setor.
O Embaixador e o Cônsul foram presenteados com livros sobre a história de Rondônia e folders com os principais atrativos turísticos do estado, e após entrevista coletiva com a imprensa, reuniram-se com os secretários do Planejamento, João Carlos Ribeiro, da Agricultura, Marco Antonio Petisco, e de Turismo, Manoel Serra, quando receberam os dados econômicos do estado para serem apresentados aos empresários austríacos.
Fonte: Decom
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)