Porto Velho (RO) sábado, 20 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

EMDUR realiza melhorias na iluminação no assentamento Nova Aliança


EMDUR realiza melhorias na iluminação no assentamento Nova Aliança - Gente de Opinião

Nova Aliança, ZONA LESTE – Considerado menor bairro da Capital, com menos de 100 famílias catalogadas oficialmente, o Assentamento Nova Aliança, localizado à Rua Humaitá, espremida entre as avenidas Amazonas e José Vieira Cahulla – a 20 minutos do entro da cidade - ainda neste final e semana pode contar um novo sistema de iluminação pública e outras melhorias no sistema de iluminação pública.

A garantia foi dada, nesta na-feira, 24, pelo Diretor-Presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDUR), Thiago Tezzari, ao despachar com o encarregado do sistema noturno de projetos da empresa e a autorizar Edemilson Lemos, a deslocar uma equipe para o local.

Criado, instalado e funcionando desde 2010, com a ajuda do ex-deputado Eduardo Valverde- falecido em 2011 -, Nova Aliança tem quatro vias envoltas em cerca 86 hectares entre 94 imóveis ocupados por famílias de baixa renda, segundo dados da secretaria Municipal de Urbanização e Regularização Fundiária (SEMUR).

Desde sua implantação, apesar de contar com o sistema de rede de energia interligada com o padrão Eletrobrás, “não contamos com luminárias nos postes, com a iluminação feita por bicos de luz improvisados”, atesta o presidente da Associação de Moradores, João Maria. Ele diz que “todos nós, precisamos ser enxergados pelas autoridades’.

SERVIÇOS – Os serviços se concentram, a partir deste final de semana, na instalação de ao menos de lâmpadas de sódio. Porém, o presidente não soube revelar se de 150 w ou 250 w, respectivamente. Contudo, “só em sonharmos em andar por ruas iluminadas, já será o bastante para botarmos fim à escuridão”, assinalou.

Até hoje, segunda-feira, 27, caso neste final de semana nada seja feito pelas equipes da EMDUR, e haja tempo estável no período, a promessa é que após a conclusão do sistema de iluminação da Feira Porto Agro sob o patrocínio da Prefeitura, o Assentamento Nova Aliança, além das luminárias (braços de luz, reatores e outros componentes elétricos), tem tudo para ser contemplado com outras melhorias e operações por parte da empresa.

Desde sua criação (2010) aos dias atuais, Nova Aliança conta tem apoio e orientação de dirigentes do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros (SINDSBOR). A entidade atua, fortemente, na defesa das demandas ao poder público. Além da busca de água potável, rede de energia, saneamento, segurança, luta pela construção de uma creche, por congregar soldados da borracha, luta ainda pela regularização das terras junto ao município.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Gente de Opinião Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)