Sexta-feira, 26 de junho de 2015 - 06h02
Com a crise instalada no setor madeireiro do Estado, em razão da ineficiência e inoperância da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), os engenheiros florestais decidiram recorrer à Assembleia Legislativa, em busca de socorro.
Junto com o deputado estadual Alex Redano (SD), um grupo ligado à Associação Rondoniense dos Engenheiros Florestais (Aref) se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), para que pressione o Governo a mudar a gestão da Sedam e melhorar a qualidade nos serviços da pasta.
Segundo os engenheiros, na atual gestão da Sedam um único projeto novo foi liberado. E não apenas no setor da madeira. Pedidos de licença para a abertura de represas, por exemplo, estão emperrados, segundo a denúncia.
Segundo o presidente, Maurão de Carvalho, o tema foi debatido em audiência pública, tendo já se reunido com o secretário, coronel Vilson de Sales, mas para ele, “nada avança e o setor madeireiro, responsável por uma fatia significativa de nossa economia, está paralisado, demitindo funcionários e gerando prejuízos para Rondônia. Isso precisa mudar", afirmou Maurão.
Redano alertou que o setor madeireiro está preparando um grande ato de protesto, fechando a BR 364, para chamar a atenção do Governo para o problema. "Seria uma medida extrema, pois eles não aguentam mais serem penalizados pela incapacidade da Sedam em fazer os planos de manejo", relatou.
Os engenheiros denunciam ainda que a secretaria não estaria liberando o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e não possui equipe capacitada e em número suficiente para atender a demanda.
Eles cobraram ainda a mudança na pauta fiscal sobre produtos florestais, já que Rondônia é a maior de toda a região Norte.
Fonte: Eranildo Costa Luna
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)