Quinta-feira, 7 de abril de 2011 - 08h23
Reunidos no Comando Geral do Exército, na tarde de ontem, quarta-feira (6), o senador Ivo Cassol e o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, conversaram sobre a importância de aumentar a presença da Força na região da fronteira com a Bolívia para combater o tráfico de drogas na região. “É imprescindível que o Exército esteja mais presente ao longo da nossa fronteira, são mais de 1.400 quilômetros de rios que precisam ser patrulhados para evitarmos a entrada de drogas no país”, disse Cassol.
O general Enzo concordou com as colocações do senador, e aproveitou para explicar de que forma o Exército pretende ocupar os grandes vazios ao longo dos rios fronteiriços, que são verdadeiros corredores para o narcotráfico onde praticamente não existem obstáculos. “Estamos implantando o SISFRON – Sistema de Monitoramento Integrado da Amazônia, com bases ao longo das fronteiras com outros países, um grande sistema interligado via satélite que vai nos permitir monitorar esta região que é de grande importância para a segurança nacional”, declarou o general.
Cassol sugeriu ao general Enzo a criação de batalhões fronteiriços ao longo dos rios Guaporé e Mamoré, em especial nas regiões de Pimenteiras e Porto Rolim de Moura que, em conjunto com as bases já instaladas no Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, e em Guajará-Mirim, já possuem infra-estrutura e podem reduzir os custos de implantação. O senador reiterou seu apoio à manutenção do orçamento para que não aconteçam cortes nas verbas destinadas ao Exército e também no sentido de evitar o corte nas emendas dos parlamentares que beneficiem a Força.
Ao final da visita o senador Ivo Cassol, que estava acompanhado do deputado federal Carlos Magno e dos deputados estaduais Walter Araújo e Luizinho Goebbel foi presenteado com um livro que ilustra a história do Exército na Amazônia.
Fonte: Marco Antônio
Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari
Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre
Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)