Segunda-feira, 20 de abril de 2015 - 13h13
O evento realizado na tarde da última quinta-feira (16 de abril) no salão de convenções da Casa da Indústria teve como objetivo aproximar as ações da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), do Sistema Fiero e da classe produtiva do estado, com o foco principal direcionado ao segmento madeireiro.
De acordo com o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, as expectativas foram superadas, pois o diálogo entre o setor produtivo e o governo do estado foi estabelecido, construindo, desta maneira uma nova relação pautada na parceria, uma relação com agenda positiva.
“Neste encontro tivemos a oportunidade de desfazer a visão antagônica de ambos os lados e passamos ao entendimento da existência de um único lado, que é a sociedade rondoniense, o estado de Rondônia, as empresas, os empregos gerados. É esta a relação que a Federação quer construir, ou seja, um novo olhar sobre o setor produtivo. Zerar o passivo e construir um novo entendimento. Para nós este evento é um marco para a Fiero, para a Sedam e também para a classe empresarial”, explicou Thomé.
Na oportunidade, o novo titular da Sedam, Vilson de Salles Machado, falou que à frente da secretaria vem realizando um trabalho de unificação de procedimentos, assim como otimizar ações e processos. “Nada melhor que ouvir o setor produtivo sobre este tipo de política que visamos incrementar”, afirmou.
Machado falou sobre licenciamento ambiental, plano de manejo, Cadastro Ambiental Rural, dentre outros temas de interesse do público-alvo. “Nosso objetivo é colher informações, ouvir ideias, e procurar aplicar, dentro da Lei, o que for possível na Secretaria, principalmente quanto à celeridade de procedimentos”, disse.
Segundo o secretário, a Fiero deu um grande passo, assim como a Sedam. “Vamos ouvir críticas, estamos cientes que precisamos ouvir o que os empresários têm a dizer para que possamos evoluir e contribuir, por meio do diálogo e de parcerias, para o crescimento econômico do estado”, argumentou.
O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras de Pimenta Bueno, Ivandro Behenck comentou que o setor madeireiro estava na expectativa sobre o calendário florestal, cujo início aconteceu como previsto, em 14 de abril, data confirmada pelo secretário Vilson durante o evento.
Sobre a iniciativa, Behenck ressaltou como fundamental. “Quero parabenizar o presidente Marcelo Thomé que junto a Federação vem representando com empenho o seu papel como defensor dos legítimos interesses do setor produtivo que trabalha em prol do desenvolvimento de Rondônia”, declarou.
Diretores, conselheiros, lideranças sindicais e empresariais ligadas à Federação das Indústrias, dentre outros convidados prestigiaram o evento, que contou ainda com a participação da juíza substituta do Tribunal Regional do Trabalho 14 ª Região (TRT/RO/AC), Tatiane Faria, que ministrou palestra sobre trabalho infantil legal.
Fonte: Humberto Oliveira
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)