Sexta-feira, 1 de abril de 2011 - 12h34
A deputada estadual Glaucione Rodrigues (PSDC) presidiu a Audiência Pública realizada na manhã desta quinta-feira, 31, na Assembleia Legislativa, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade, proposta pela deputada estadual Epifânia Barbosa
(PT) contou com a presença de várias autoridades e personalidades locais femininas que abordaram assuntos sobre os direitos das mulheres, questões referentes a violência doméstica e o papel da mulher na política.
A ex-senadora de Rondônia, Fátima Cleide, a secretária de Estado de Administração, Vera Paixão, a fundadora do Fórum Popular de Mulheres, Benedita Nascimento, a promotora de Justiça da Infância e Cidadania, Tânia Garcia Santiago, a presidente do Conselho Municipal de Mulheres de Porto Velho, Francisca Serrão e a secretária Nacional de Mulheres do PT, Laisy Moreira foram algumas das mulheres que palestraram durante o evento.
Na ocasião, a deputada Glaucione aproveitou a oportunidade para apresentar o Projeto de Lei, de sua autoria, que prevê a criação de uma política de saúde para a mulher detenta. Na proposta da parlamentar, serão beneficiadas as mulheres que estejam presas provisória ou definitivamente, dentro do sistema penitenciário de Rondônia.
“É um projeto que vai dar uma atenção especial à saúde da população prisional feminina que, desta forma, poderá detectar precocemente doenças sexualmente transmissíveis, tratamento para usuárias de drogas, prevenir também o câncer do colo uterino e o de mama, além de aumentar a qualidade da assistência no pré-natal e na hora do parto às presidiárias gestantes, enfim, peculiaridades ainda pouco observadas pelo poder público no âmbito das unidades prisionais”, destacou a deputada.
Glaucione parabenizou a deputada Epifânia Barbosa pela iniciativa de propor a audiência e abordar temas que visam construir ações concretas em benefício às mulheres de Rondônia.
“Acredito que todas as mulheres que estiveram neste plenário hoje, nos presenteando com sábias palavras durante as palestras, também puderam aproveitar o momento para desabafar em nome de todas as mulheres do nosso Estado. Tenho certeza que, em breve, todas nós colheremos bons frutos deste encontro”, finalizou.
Fonte: Juliana Martins
Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari
Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre
Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)