Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Governador nomeia José Oliveira Defensor Público



O governador Confúcio Moura nomeou na tarde de ontem,  segunda-feira (09), o defensor José Oliveira de Andrade no cargo de Defensor Público-Geral do Estado de Rondônia, para o biênio 2011/2013. José Oliveira foi o mais votado na eleição interna ocorrida no último dia 06, com 30 votos. Foram 42 eleitores.

José Oliveira substituirá o defensor Público-Geral do Estado, Carlos Biazi, cujo mandato encerra dia 30 deste. A solenidade de posse será no próximo dia 26, no auditório da OAB, com a presença do Governador e convidados.

A lista tríplice enviada ao governador Confúcio Moura era composta pelos nomes dos defensores José Oliveira; Francisco Cândido, que ficou em segundo lugar e José Messias, terceiro colocado na eleição. José Oliveira atua na profissão desde 2002, quando foi nomeado defensor público.

Já ocupou por duas vezes o cargo de corregedor da Defensoria Pública (DPE), foi chefe do setor de assistência jurídica, chegando, por fim, a subdefensor, cargo que exerce atualmente. Ele destacou que já passou por todas as Varas da Capital.

José Oliveira é baiano de Itororó. Viveu boa parte de sua vida em Goiás, onde foi professor da rede pública estadual e corretor de imóveis. Formou-se em Direito pela Universidade Católica daquele Estado.

Foi ainda delegado da Polícia Civil do ex-território do Amapá, em 1984. Veio para Rondônia após ser aprovado em primeiro lugar no primeiro concurso para delegado da Polícia Civil realizado pelo Governo.

No ano seguinte, optou pela carreira de assistente jurídico do Governo, executando seu trabalho no sistema prisional, como defensor. Foi Corregedor-Geral da Secretaria de Justiça do Estado. Atuou ainda como advogado desde 1985, deixando essa função em 2002, ao passar a exercer a função de defensor público.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia

A sessão solene realizada na Escola Estadual Maria Nazaré dos Santos, em Jaci-Paraná, teve um recado político claro: talento não pode depender de CE

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)