Segunda-feira, 26 de janeiro de 2015 - 11h09
O salário de janeiro dos trabalhadores em educação estaduais foi pago na sexta-feira, dia 23/01, sem o reajuste de 6%, objeto de um compromisso feito pelo governo do Estado com a categoria ainda em 2013.
Assim, o governador Confúcio Moura inicia o seu segundo mandato descumprindo um dos seus principais compromissos com a maior parcela do funcionalismo público estadual.
O reajuste de 6% em janeiro de 2015 fez parte de um pacote firmado pelo governo em 2013 como uma das condições para a suspensão da greve de trabalhadores em educação, que durou aproximadamente 50 dias.
O documento contendo todos os itens do compromisso foi assinado pelos integrantes da Mesa de Negociação Permanente – MENP, a linha de frente do governo nas negociações com os sindicatos.
Na oportunidade o Sintero insistiu para que esse reajuste fosse pago em 2014, pois referia-se à reposição do índice inflacionário de 2013.
O governo, alegando dificuldades financeiras e o inchaço da folha de pagamento, disse que tal reajuste só poderia ser pago em 2015, firmando, então, o compromisso.
Diante do descumprimento do compromisso pelo governo, a direção so Sintero já solicitou uma audiência com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, e com o governador Confúcio Moura para cobrar o reajuste.
Os representantes dos trabalhadores em educação destacam que esse reajuste não tem nada a ver com a pauta de reivindicações de 2015, aprovada durante assembleia da categoria realizada em dezembro.
“Vamos cobrar o reajuste de 6%, que já era um compromisso do governador com os trabalhadores em educação, e vamos buscar uma negociação visando ao atendimento da pauta de reivindicações de 2015”, disse Manoel Rodrigues da Silva, presidente do Sintero.
Segundo Manoel Rodrigues, a audiência deverá acontecer antes do início do ano letivo de 2015, e logo após o encontro, o Sintero vai convocar assembleias em todo o Estado para que os próprios trabalhadores em educação avaliem a situação e discutam estratégias de luta.
Veja AQUI o Termo de Compromisso assinado pelos secretários que integravam a MENP.
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)