Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Governo propõe acabar com curso superior para escrivão


O governador Confúcio Aires Moura encaminhou à Assembleia Legislativa de Rondônia, dois projetos de leis acabando com a exigência de diploma de curso superior para os novos integrantes dos cargos de escrivão e datiloscopista da Polícia Civil do Estado de Rondônia.  Policiais civis estiveram reunidos na ALE, reivindicando a manutenção da exigência, já existente na Polícia Federal e na Polícia Rodoviária Federal.

Participaram da reunião na presidência da ALE, o datiloscopista Renan Maldonado, o escrivão Anselmo Duarte, e o secretário geral do Sindicato dos Policiais Civis – Clênio Rabelo. Os policiais foram recepcionados pelos deputados Hermínio Coelho (PSD) e Maurão de Carvalho (PP).

Para acabar com a exigência de escolaridade de nível superior dos cargos de escrivão e datiloscopista, o governador Confúcio Moura assim justificou: “Muito embora se reconheça ser legítima e válida a pretensão atual da lei, o momento é inoportuno e inconveniente administrativamente para implementação em face da abertura de procedimento, para a contratação de novos servidores e a iminente reforma do Estatuto do Servidor da Polícia Civil. Ademais cabe ressaltar que a exigência de diploma de nível superior para os novos integrantes destes cargos, não condiz com a realidade do Estado de Rondônia”.

O escrivão Clênio Rabelo no encontro com os parlamentares, disse ser a proposta do Governo um retrocesso, pois a população cada vez mais exige uma polícia altamente qualificada.

Ainda durante o encontro com os policiais, o deputado Hermínio Coelho (presidente da ALE) articulou de imediato uma reunião com o Chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral, para discutir estes projetos na próxima semana, antes do envio a plenário. O deputado declarou também que vem garantindo total transparência na tramitação dos projetos. “Todas as matérias de interesses das categorias de servidores públicos, a assessoria tem procurado avisar, de modo a garantir conhecimento prévio do que efetivamente encontra-se tramitando no âmbito do parlamento estadual”, concluiu.

Fonte: ALE/RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)