Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Hermínio e CUT debatem a relação da ALE com servidores


Hermínio e CUT debatem a relação da ALE com servidores - Gente de Opinião

Na tarde da última quinta-feira (02) estiveram reunidos, por cerca de uma hora, o presidente da Assembleia Legislativa (ALE) Hermínio Coelho e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Itamar Ferreira. Em pauta, os dois principais assuntos foram a relação da Assembleia Legislativa com os servidores e a questão do conflito agrário de Vilhena, que resultou na prisão do sindicalista Udo Wahlbrink.

Hermínio relatou os novos procedimentos adotados pela ALE, desde que ele assumiu a presidência, de não votar questões de interesse dos servidores sem que haja um prévio debate com os respectivos sindicatos e membros das categorias. Além disso, a Assembleia está vigilante contra atos e medidas do Governo que possam prejudicar os servidores, como o recente Decreto baixado pelo Poder Executivo que foi sustado pela ALE.

O presidente da CUT ressaltou a importância dessa nova forma de tratamento da ALE em relação aos servidores, relembrando as votações de triste memória ocorridas no mandato passado, quando projetos do Executivo tirando direitos eram votados no mesmo dia em que chegavam à Assembleia; aprovados literalmente na calada da noite, muitas vezes após as 23h00 ou a meia noite, para fugir da pressão dos servidores.

O presidente Hermínio e o presidente da CUT combinaram de realizar esforços para ampliar a participação dos sindicatos de servidores nos trabalhos legislativos, principalmente nas questões diretamente relacionadas às diversas categorias. O principal objetivo é permitir um amplo debate com os sindicatos antes da aprovação de qualquer projeto de interesse dos servidores.

Outra questão tratada com o presidente da ALE foi o conflito agrário ocorrido no Cone Sul, que resultou na prisão do presidente do Sindicato dos Trabalhadores, de outras três lideranças e no indiciamento de quatorze agricultores. Na ocasião Hermínio recebeu um documento assinado pelo Sindicato, FETAGRO e CUT, relatando a situação de criminalização que está sendo feito pelas autoridades de Vilhena. Hermínio considerou a situação grave e pretende debater a questão com os demais deputados.

Fonte: CUT
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)