Quarta-feira, 13 de agosto de 2014 - 06h40
Um grupo de trabalhadores da Rodoviária de Porto Velho esteve hoje (12.08) na Assembleia Legislativa de Rondônia, para denunciar o Governo Estadual através do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, que sem qualquer tipo de negociação ou aviso prévio está procedendo a expulsão de antigos permissionários do local, alguns com mais de trinta anos de serviço. A execução do despejo está sendo feita por representantes da empresa Locatele, que teria ganho a concorrência promovida pelo Governo Estadual através do DER.
Durante a audiência na ALE, que contou com as presenças dos deputados Hermínio Coelho, presidente; Edson Martins, segundo vice-presidente; Adelino Follador, Neodi Carlos, Zequinha Araújo e da deputada Carmem Gon, os trabalhadores afirmaram que foram surpreendidos com a posse da administração da Rodoviária da Capital por parte da empresa Locatele, uma vez que não se tem notícia da ocorrência de qualquer processo de licitação. “Não podemos concordar com esta maracutaia, e certamente iremos propor já na próxima sessão plenária da Assembleia Legislativa, a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar esta manobra suja do Governo Estadual”, declarou.
Os permissionários destacaram que nunca a direção do DER os procurou para qualquer entendimento, e até a reforma do local, foi bancada por eles, que desembolsaram cerca de R$ 30 mil. De acordo com os depoimentos, os representantes da Locatele estão intimando os pequenos comerciantes e dando prazo para deixarem o local até a próxima sexta-feira, sem qualquer tipo de indenização ou acordo. “Acreditamos que um grupo poderoso ligado ao transporte quer se apossar de tudo, e banir inclusive os taxistas que fazem concorrência com a empresa”, ressaltaram.
Ainda de acordo com relatos dos comerciantes, eles estão sendo jogados na rua de forma humilhante, sem direito de defesa e de forma covarde, pois estão sendo intimados de forma isolada, não permitindo desta forma, a união de todos aqueles que labutam na rodoviária. “A ordem de despejo está sendo feita de forma oral, sem documentos, mas a ordem é sair de qualquer jeito”, declararam.
Os comerciantes da Rodoviária da Capital, foram representados pelas seguintes pessoas: Elaine Lima que é assistente administrativa da Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência; a dona de lanchonete Tatiana Victor; e a comerciante Zélia Ferreira.
Ao final, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, disse que isto é uma tremenda covardia, uma injustiça, e uma canalhice para beneficiar esquemas de um Governo sempre envolvido infelizmente com a corrupção. Além da CPI, o parlamentar vai apresentar requerimento com prazo de dez dias, para que o DER informe detalhadamente sobre a licitação, contrato e do processo administração da rodoviária, e ainda, sobre a legalidade da terceirização deste setor.
Fonte: Paulo Ayres, Helen Esteves e Juliana Martins
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)