Sexta-feira, 13 de maio de 2011 - 11h04
A XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica também terá atividades nos campi do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). Estudantes de Porto Velho, Ji-Paraná e Colorado do Oeste fazem a prova nesta sexta-feira, dia 13 de maio. O evento é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. Cada campus do IFRO se cadastrou previamente para aplicar o exame.
Segundo o site da Olimpíada, o teste ocorre dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e diretores escolares.
No do Campus Ji-Paraná participarão da prova 40 alunos. De acordo com o professor Francisco Felipe, o início está marcado para 14 horas de sexta. E na próxima semana, o Coordenador nacional da OBA, Dr. João Batista Canalle, estará no Campus Ji-Paraná para os trabalhos do XVI EREA. Ele apresentará uma palestra sobre as ações da OBA.
Em Colorado, os alunos também se preparam para a Olimpíada. Uma das atividades foi no dia 30 de abril e no dia 07 de maio, foi a vez dos lançamentos dos foguetes artesanais (garrafa pet, vinagre e bicarbonato de sódio). As atividades em Colorado se estenderam até a véspera da prova da OBA, com exibição de documentários sobre Astronomia e observações.
Já na Capital, os alunos do Campus Porto Velho utilizaram no dia 05 de maio o espaço na Avenida Calama, próximo ao Shopping, para realizar os lançamentos dos foguetes artesanais. A melhor marca alcançada foi 99 metros de distância. Segundo o professor Tarso Leandro, as provas de sexta serão aplicadas a partir das 14 horas a alunos dos Cursos Técnicos em Informática, Edificações e Eletrotécnica.
Serviço
O que – Alunos do IFRO participam da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Quando –13 de maio de 2011
Onde – Nos Campi Colorado do Oeste, Ji-Paraná e Porto Velho.
Fonte: Rosália Aparecida
Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Alex Redano transforma reconhecimento em política de incentivo à educação e ao esporte em Rondônia
A sessão solene realizada na Escola Estadual Maria Nazaré dos Santos, em Jaci-Paraná, teve um recado político claro: talento não pode depender de CE

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c
Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)