Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Instituto Abaitará realiza Seminário de Agroecologia


O Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, localizado na RO-010 em Pimenta Bueno, realizou nestes dias 26 e 27 de setembro o 1º Seminário de Agroecologia, com o tema Formação Profissional e Experiências Exitosas.

O seminário conta com a participação de escolas da rede pública, alunos do Instituto Federal de Educação – Campus de Cacoal e Colorado D’Oeste, além de acadêmicos da Unir, Facimed e Farol.

Contando com o apoio de parceiros como Emater, Idaron e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, o 1º Seminário do Instituto Abaitará oportunizou palestras com diversos profissionais e professores universitários.

Entre a programação foram realizadas palestras como Formação Profissional na área de Agroecologia; Panorama da Agroecologia a nível de Rondônia; Agroecologia e Experiências Exitosas; Políticas Públicas Para a Agroecologia.

Além das palestras, foram oferecidos workshops com os temas Café e Guaraná Orgânico; Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, Chamada Pública em Agroecologia e Experiências Exitosas do Projeto Reca.

De acordo com a diretora pedagógica do Instituto Abaitará, Lucilene Gonçalves, “a temática e os palestrantes foram escolhidos com muito carinho e atenção para proporcionar um bom momento de debate sobre agroecologia”.

A aluna do Instituto Abaitará Patrícia Farias, de 15 anos, cursa o 1º ano do ensino médio. Além de elogiar a instituição, Patrícia se mostrou feliz com a realização do seminário. “O ensino aqui é ótimo, os professores ensinam muito bem e a gente aprende muita coisa com as aulas técnicas”.

A expectativa principal com o seminário, segundo a aluna, é adquirir ainda mais conhecimento. “Tem gente de fora trazendo novas informações, então estamos muito animados. Além disso, a gente sempre vai para fora participar de seminários e dessa vez somos nós que estamos oferecendo o nosso seminário e trazendo gente de fora para o Abaitará”.

Para o aluno Átila Bezerra de Mira, do Instituto Federal de Rondônia – Campus de Cacoal, de 14 anos, o seminário do Abaitará está sendo bastante proveitoso. “O seminário está muito bom. A gente aprende muita coisa nova e também aprimora o que a gente já conhece. O Abaitará tem uma estrutura muito boa e eles estão de parabéns pela organização do seminário”.

Em sua fala, durante a abertura do 1º Seminário de Agroecologia do Instituto Abaitará, o assessor especial da Seagri, Adilson Júlio, enfatizou a evolução da instituição. “O que nos deixa feliz aqui é o resgate dessa instituição. Até poucos anos atrás o Abaitará estava abandonado e o governo o resgatou e hoje investe no Instituto que está gerando conhecimento e formando futuros profissionais em agroecologia”.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)