Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Ivo Benitez deixa a superintendência da Funasa/RO apresentando balanço positivo


Ivo Benitez deixa a superintendência da Funasa/RO apresentando balanço positivo - Gente de Opinião

A frente da Superintendência Estadual de Rondônia (Suest-RO), há aproximadamente três anos, o ex-promotor e advogado, Ivo Benitez deixa a instituição apresentando um balanço positivo, composto de diversas ações desenvolvidas em vários municípios rondonienses, voltadas ao saneamento básico ambiental.

No período em que esteve à frente da instituição, apesar das dificuldades, a gestão de Ivo Benitez viabilizou passos importantes para a melhoria do saneamento básico no Estado, principalmente, no que se refere as questões educativas, de prevenção e de infraestrutura.

Ao todo, 34 obras de drenagem, melhorias sanitárias domiciliares e sistemas de abastecimentos de água e tratamento de esgoto foram concluídas, o que representa um investimento de mais 50 milhões, em 19 municípios.

Obras finalizadas

Entre as obras concluídas, destaca-se a  construção do sistema de esgotamento sanitário, composto de estação de tratamento, duas lagoas de estabilização, leito de secagem, laboratório de análise da água e 24 km de rede coletora em Presidente Médici, onde aproximadamente R$ 18 milhões foram aplicados.

Em Cacaulândia, o investimento de mais de R$ 10 milhões possibilitou que 80% das residências da área urbana passassem a ser  atendidas por um sistema de esgotamento sanitário, com mais de 16 km de rede coletora, leito de secagem, laboratório de análise da água e estação de tratamento compacta.

No mesmo município, obras de ampliação do sistema de abastecimento de água foi terminado durante a gestão de Ivo Benitez, possibilitando à população de Cacaulândia,  o consumo de água tratada.

Outros dois sistemas de esgotamento sanitário foram implantados em Nova Brasilândia e Guajará-Mirim. Nesta duas cidades o investimento total ultrapassou o valor deR$ 16 milhões.

Para Ivo Benitez, muito foi feito  para melhorar a qualidade de vida da população de Rondônia, embora muita coisa ainda precise ser feita na área de saneamento, principalmente, em outros municípios, a exemplo de Porto Velho.

Projetos de engenharia

Outra conquista importante, foi a aplicação de recursos para elaboração de projetos executivos de engenharia de obras de esgoto e sistema de abastecimento de água para 18 municípios, o que foi feito por meio de uma empresa contratada. Com isso, a Funasa está resolvendo um antigo problema das prefeituras que não possuem equipes para a feitura dos referidos projetos, num total investido de R$ 2.500.000,00.

Planos municipais

Além disso, 15 municípios estão recebendo recursos para a elaboração de planos municipais de saneamento básico, através de empresas contratadas pelas prefeituras. Neste caso, os recursos ultrapassam R$ 2.200 mil.

Municípios beneficiados

Os municípios que estão recebendo ou receberam recursos da Funasa, durante a administração de Ivo Benitez foram: Ariquemes, Alta Floresta, Alto Paraíso, Alvorada, Cacaulândia, Cerejeiras, Corumbiara, Machadinho, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Parecis, São Francisco, São Miguel, Theobroma, Vale do Paraíso, Castanheira, Jorge Teixeira, Alto Alegre, Pimenteiras, Nova União, Teixeirópolis, Campo Novo, Rio Crespo, São Felipe, Costa Marques, Seringueiras, Candeias, Santa Luzia, Nova Mamoré, Espigão D'Oeste, Nova Brasilândia, Presidente Médici e Nova Mamoré

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)