Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Jean solicita construções de escolas para o povo indígena


O deputado Jean Oliveira apresentou na Assembleia Legislativa 8 indicações, onde solicita providências do Governo do Estado , via Secretaria de Estado da Educação – Seduc, para construção de 20 escolas indígenas distribuídas nas várias regiões do Estado contemplando as várias etnias residentes nas áreas, bem Gente de Opiniãocomo, solicitou a implantação do ensino médio nas escolas de educação indígena nos municípios de Porto Velho (Distrito de Extrema de Rondônia), Cacoal, Alta Floresta D’Oeste, Guajará Mirim , Espigão d’Oeste, Ji-Paraná, Mirante da Serra e Nova Mamoré.

As solicitações do deputado foram as seguintes: Construção de 2 (duas) escolas estaduais para os indígenas localizadas no distrito de Extrema de Rondônia ( município de Porto Velho); Construção de 1 (uma) escolas estaduais para os indígenas no municípios de Mirante da Serra; Construção de 1 ( uma) escolas estaduais para os indígenas no município de Cacoal – RO; construção de 4 (quatro) escolas estaduais para os indígenas em Alta Floresta D’Oeste; construção de 4 (quatro) escolas estaduais para os indígenas de Espigão do Oeste ( Escola Capitão Cardoso, Capitão Cardoso II, Pinchug Cinta Larga, Tenente Marques); construção de 3 escolas estaduais para os indígenas para Guajará Mirim ( Escola Joseas Batista de Oliveira, João Francisco Aruak, Dídimo Graciliano de Oliveira ); Construção de 5 ( cinco) escolas estaduais para os indígenas em Ji-Paraná.

O deputado explicou que já existem escolas de educação indígena nesses municípios, no entanto, “ são escolas que merecem ser ampliadas, reconstruídas , conservadas, e outras, serem mesmo construídas, uma vez que, funcionam em locais inadequados . É essa minha reivindicação”.

“Propomos também a implantação do ensino médio em algumas escolas de educação indígenas do Estado, tendo por objetivo possibilitar que o indígena também tenha a oportunidade, caso queira, de seguir uma carreira universitária”, disse Jean Oliveira.

“Entendemos que a educação indígena merece tratamento e financiamento diferenciado, ultimamente os governos têm se voltado pra essa questão e os gestores dos sistemas estaduais de ensino têm destinado recursos específicos ao fomento da educação escolar indígena. Isso em todo Brasil. Estamos, com as nossas proposituras, buscando fazer a nossa parte”, disse o parlamentar.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)