Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Jesualdo pede a Cassol Isenção de ICMS para mototaxis


Em contato, ontem, com o governador Ivo Cassol, o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB- Ji-Paraná) fez um apelo para que a Secretaria de Estado da Fazenda conceda isenção de 100 por cento de ICMS nas operações de compra e venda de motocicletas de 125 CC destinadas aos motoristas profissionais autônomos de mototaxi.

De acordo com o parlamentar, Rondônia tem hoje aproximadamente 1.345 mototaxistas distribuídos em 34 municípios do Estado. "É uma categoria que emprega o dobro deste número, pois uma moto utiliza dos mototaxistas no rodízio diário que é feito. São trabalhadores que lutam dia a dia sob sol, chuva e no interior indo a lugares aonde o serviço de transporte coletivo não vai, em bairros periféricos, estradas vicinais e ruas muitas vezes intransitáveis, o que é comum em grande parte de nossas cidades", explica.

O parlamentar enfatiza que a categoria já está organizada regularmente na maior parte dos municípios como Ji-Paraná, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Vilhena, Cacoal e Pimenta Bueno. Explica ainda que existe uma lei, "que foi muito bem elaborada definindo parâmetros de compra, regularidade das empresas e dos mototaxistas e  prazo mínimo de concessão".

Ressaltando que se trata de um beneficio que os taxistas possuem e o valor de uma moto é o equivalente a 30 por cento de um veículo automóvel novo, Jesualdo encerrou dizendo que o benefício, além de desonerar o profissional, dará melhores condições ao usuário que terá oportunidade de usufruir de um serviço com motos novas e seguras. Ao todos serão beneficiadas 2700 famílias em Rondônia.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)