Quinta-feira, 19 de junho de 2008 - 12h52
A fim de trazer os jovens à participação no meio político, através de uma vivência na atividade dos parlamentares, o deputado Jesualdo Pires (PSB) apresentou Projeto de Lei que institui o programa “Parlamento Mirim” na Assembléia Legislativa do Estado.
A proposta tem caráter elucidativo sobre as atividades e funcionamento do Poder Legislativo Estadual e sobre o exercício da cidadania.
O projeto determina que o programa seja destinado a estudantes da rede pública e privado do Ensino Médio mediante participação em uma jornada parlamentar na Assembléia Legislativa com diplomação, posse e exercício do mandato. “Isso poderá despertar o interesse dos jovens sobre o processo democrático”, disse Jesualdo Pires.
O parlamentar justificou que os jovens terão a oportunidade de conhecer a complexidade do Parlamento e despertar o interesse na contribuição, “não só no processo eleitoral, mas nas atividades de elaboração de Leis, influindo e entendendo os anseios sociais”.
Como será
O Parlamento Mirim será realizado sob supervisão da Mesa Diretora, na Semana da Criança, anualmente no mês de outubro, observada a rotina dos trabalhos do poder Legislativo. O número de jovens participantes será equivalente ao de deputados estaduais, ou seja, atualmente, vinte e quatro parlamentares. Todos poderão dispor de um “estudante-assessor”, que será do mesmo estabelecimento de ensino. Os parlamentares mirins obedecerão aos procedimentos regimentais em relação ao trâmite das proposições. A sessão plenária, no Plenário das Deliberações será acompanhada por assessoramento técnico compatível.
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)