Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Judiciário inicia ação itinerante nos presídios da capital


Teve início essa semana a Operação de Resgate Social dos Apenados em Rondônia (Ressoar), que irá analisar a situação processual, instalações físicas e demais aspectos do encarceramento na capital do estado. O mutirão é o mecanismo de revisão periódica das prisões provisórias, definitivas e das medidas de segurança, masculino e feminino. Durante o trabalho, os presos são ouvidos por juízes, promotores de justiça e defensores públicos.

A prática da Justiça Itinerante na Execução Penal segue até o dia 14 de novembro e irá atender a todas as pessoas que estão nos presídios Ênio Pinheiro, Urso Branco, Feminino, Panda, Pandinha, colônias agrícolas e apenados do semiaberto e aberto.

A juíza que coordena o trabalho, Sandra Aparecida Silvestre, disse que não são apenas os processos que fazem parte do cotidiano de trabalho no Ressoar. Além de analisar a vida processual dos apenados, também são oferecidos atendimentos médico, psicológico e promovidos eventos esportivos e culturais. Para a juíza, essas atividades fazem parte do processo de ressocialização.

As parcerias são fundamentais para a efetivação do projeto do Judiciário rondoniense nos presídios. Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público também atuarão como parceiros na ação da Justiça, além de outros serviços e órgãos públicos postos à disposição dos apenados da capital.

 

Veja o cronograma

Unidades Prisionais de Porto Velho

Períodos

Colônia Penal Agrícola Ênio Pinheiro - CAPEP

17/9 a 28/9/2012

Presídio Feminino - PEFEM

Unidades Semiaberto e Aberto Feminino - USAAF

17/9 a 28/9/2012

Penitenciária Edvan Mariano Rosendo - PANDA

1º/10 a 11/10/2012

Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro - PEENP

15/10 a 1º/11/2012

Casa de Detenção Dr. José M. Alves da Silva - Urso Branco

5/11 a 14/11/2012

Fonte: TJRO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)