Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Limpeza de cemitérios é concluída com antecedência



Há pouco mais de uma semana para o Dia dos Finados, que transcorre no próximo dia 02 de novembro, os dois principais cemitérios de Porto Velho já estão praticamente prontos para receber os visitantes. O trabalho de limpeza está avançado e falta concluir apenas o cemitério da Candelária.

A confirmação foi feita nesta sexta-feira, 24, pelo secretário Ricardo Fávaro, da Semusb (Secretaria Municipal de Serviços Básicos). O secretário adiantou que a antecipação da limpeza este ano só foi possível por causa da equipe de manutenção que trabalham diariamente nos logradouros. “Tanto no cemitério dos Inocente como no de Santo Antônio temos equipes de manutenção. Isso facilitou o trabalho porque não havia tanta coisa a ser feita. Já no cemitério da Candelária o serviço não foi feito ainda porque ele é de responsabilidade do Iphan. Mas mesmo assim, a prefeitura limpará o local”, disse.

Outra vantagem apontada pelo secretário, é que a Prefeitura de Porto Velho deixou de contratar empresas terceirizadas para realizar o serviço. Todo o trabalho é feito agora por garis da própria Semusb. Até o ano passado o município gastava cerca de R$ 40 mil/mês com a terceirização. Hoje o custo é zero.

Além da economia aos cofres do município, a medida possibilitou também a disponibilidade de equipes de limpeza permanentes nos dois cemitérios. “Isso representou um avanço enorme e fez com que ganhássemos tempo no que diz respeito a limpeza. A preocupação agora é com a manutenção do serviço”, frisou.

Origem

O Dia dos Finados é uma data marcante para milhares de pessoas no Brasil, mas a origem da celebração é desconhecida para muitos. A tradição, que envolve muita religiosidade, gira em torno das homenagens aos mortos.

O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos mortos remonta do século V, mas foi no século XIII que o dia 2 de novembro passou a ser o Dia de Finados. Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos”.

Já no Brasil, a tradição é outra e independendo da temperatura da região, visitar os que já morreram é uma obrigação das primeiras horas do dia. É o dia para se ir aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram.

Cada ato desta tradição é carregado de motivações pessoais e sentimentos, mas acima de tudo, a visita é uma expressão de respeito aos que já se foram. Dentre os costumes brasileiros, acender velas próximo aos túmulos é essencial.

Já as coroas de flores em forma de círculo representam a vitória da vida sobre a morte. Para maioria, dia e suas formas de homenagem é uma forma de encontro com os que já foram.

Fonte: Joel Elias | Foto: Medeiros

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)