Sexta-feira, 1 de abril de 2016 - 05h50

A Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), com o apoio do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), avança na limpeza do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). Com a limpeza iniciada na Quinta-Feira Santa (24), a Semusb e o DER já retiraram centenas de toneladas do sedimento deixado pelo rio Madeira na grande enchente de 2014. “Esta parte do complexo esteve por muito tempo sob os cuidados da Marinha, de forma que os serviços de manutenção e limpeza não cabiam à Prefeitura. Com a retirada dessa instituição do local e a entrega do espaço, pudemos iniciar os trabalhos. Hoje, estamos retirando os montes formados por materiais depositados pelo rio”, explicou Eduardo Damião, secretário da Semusb.

O material que está sendo retirado da EFMM está sendo utilizado para aterrar grandes depressões em terrenos baldios da cidade. Após a conclusão dessa fase, a Prefeitura integrará os espaços, formando apenas uma área para o parque, mas, para isso, muitos trabalhos ainda deverão ser efetivados, o que inclui a instalação da iluminação pública na área, que deve ser realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur).

Jorge dos Santos, presidente da Fundação Cultural do Município (Funcultural), disse que muitos projetos estão sendo pensados para o bom uso do espaço, que além do galpão que vinha sendo utilizado pela Marinha, abriga também a Rotunda e a Oficina. “A área a ser agregada ao parque é maior do que a que vínhamos administrando. Nossas responsabilidades aumentarão com a fusão dos espaços, mas a população é quem vai ganhar muito com isto, porque tudo será colocado a disposição dos contempladores, dos turistas, dos pesquisadores e visitantes da Madeira-Mamoré”, afirmou.
Por Renato Menghi | Fotos: Roseval Guzo
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Célio Lopes lança manifesto e pré-candidatura a deputado federal
O advogado e pré-candidato a deputado federal Célio Lopes (União Brasil) lança, nesta terça-feira, 23, o manifesto “Perto de quem espera”, documento

Oficina Elas por Elas reúne mulheres em Ji-Paraná para dois dias de formação política
O PT de Rondônia realizou no município de Ji-Paraná, no último final de semana (20 e 21.06), a Oficina Elas por Elas – Por mais Mulheres na Política

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras
Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)