Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Marcos Rogério vistoria obras Federais


 Marcos Rogério vistoria obras Federais - Gente de Opinião

O deputado Federal Marcos Rogério (PDT), após visita e vistoria as obras do Governo Federal na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Campus de Ji-Paraná firmou compromisso com o diretor e técnicos da Instituição de ensino, em fazer gestão junto ao Ministério da Educação (MEC) para captar recursos para construção de mais um bloco de três pisos com 30 salas e laboratórios para implantação de novos cursos, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2014 a 2018.

Os recursos aplicados somam quase R$ 10 milhões com reformas, construções e adequações na estrutura física do prédio, sejam no restaurante universitário, no pavilhão do setor administrativo e na biblioteca, o prédio do Curso de Estatística e Educação Intercultural, as passarelas e urbanização do Campus e o no portal.

“Estamos aqui visitando e ao mesmo tempo vistoriando as obras do Governo Federal, uma estrutura que vai servir para abrigar os estudantes e os profissionais da Unir. As demandas por aqui, são muitas. E precisamos desse suporte. Hoje à obras em execução e a executar. Nosso grande desafio e prover meios para o bom funcionamento do Campus” ressaltou Marcos Rogério, deputado federal.

O parlamentar disse que é preciso avançar na construção de pelo menos dois pavilhões. “Esse foi o pedido que me fizeram, farei gestão, já para o próximo ano para que tenhamos a ampliação dessa unidade com a construção de dois pavilhões. O que nos da autonomia na implantação de novos cursos”, comentou.

Para o diretor do Campus da Unir, Ariveltom Cosme os recursos aplicados na Unir, foram empenhados em 2014, e promovem melhorias em toda estrutura. “Queremos melhorar ainda mais nosso espaço físico. Para que possamos até 2018, implantarmos novos cursos, para isso é preciso novos blocos. Alguns cursos já estão definidos e outros ainda não. Todos estão previstos no PDI. Para isso precisamos de espaço físico para receber esses cursos.

Nova Universidade

Na vistoria as obras do Campus da Unir, o deputado Federal Marcos Rogério defendeu a implantação de uma nova Universidade Federal, por se tratar de um projeto, que vai atender, não somente as demandas de Ji-Paraná, mas de toda a região Central do Estado. “Isso não significa que a gente abre da nossa nova universidade, o nosso maior objetivo continua sendo a nova Universidade Federal, agora, enquanto isso não acontece precisamos trabalhar para trazer novos investimentos, e com isso melhorar as condições dos cursos atuais e ampliar a oferta de novos cursos”, detalhou Marcos.

O estudo de viabilidade foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC). Entendendo, que a expansão do Sistema de Ensino Superior já iniciou com a interiorização, sendo ampliado através do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Entre os fatores que validam a criação de uma Nova Universidade, incluem a extensão geográfica e o número de habitantes. “Um dos critérios para a inclusão de uma nova universidade, é nossa participação no G 100 - Grupo de municípios com 80 mil habitantes com renda per capita por habitante, menor que R$ 1 mil e a inclusão no Território da Cidadania, e nós cumprimos esses critérios”, explicou Marcos

Fonte: Wilson Neves
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)