Terça-feira, 29 de setembro de 2015 - 15h04
Governador Confúcio reuniu-se nessa segunda-feira com a ministra interina do Desenvolvimento Agrário, Maria Fernanda Coelho e o secretário-extraordinário da Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Sérgio Lopes
A manutenção da parceria do Governo de Rondônia com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) referente à regularização fundiária no estado foi pauta da reunião dessa segunda-feira (28) do governador Confúcio Moura com a secretária-executiva do MDA, Maria Fernanda Coelho; e o secretario-extraordinário da Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Sérgio Lopes.
Para o governador, o assunto é extremamente importante, porque Rondônia possui ainda muitas áreas sem documentação, motivo que gera constantes conflitos. “Tanto Sérgio Lopes quanto a ministra interina foram favoráveis, e nós vamos continuar com esse apoiamento. Vamos trabalhar para regularizar todas as áreas rurais do Estado de Rondônia nos próximos anos”, disse Confúcio.
O governador enfatizou que a regularização de áreas rurais é um processo penoso, onde técnicos vão a campo e é necessário ir de lote em lote, de terreno em terreno em busca dos antigos proprietários para que se possa estabelecer a responsabilidade e o domínio dessa pessoa na propriedade. Só depois das medições emite-se o documento em conformidade com a legislação. “O objetivo é evitar os conflitos agrários”, explicou o governador.
De acordo Sérgio Lopes, a meta para 2015 será mantida, e aproximadamente dois mil títulos ainda serão regularizados neste ano. Rondônia ultrapassou os cinco mil títulos regularizados e até o fim do ano a meta é atingir em torno de oito mil títulos. Lopes destacou que o governador pediu para que em 2016 os processos sejam acelerados. “Nesse sentido, a secretária-executiva, que está como ministra interina, disse que dará condições para que o Programa Terra Legal seja prioridade no estado”, afirmou.
Sérgio Lopes disse, ainda, que o trabalho em Rondônia tem avançado bastante, graças à parceria com o governador Confúcio Moura e sua equipe.
Participaram também da audiência, Nilton Tobino, assessor especial do MDA e a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.
Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)