Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Ministério da Pesca e Aquicultura promove semana do peixe em Ariquemes



O Ministério da Pesca e Aqüicultura – MPA, promove no mês de setembro a “Semana Nacional do Peixe”. O evento se realiza em todo território nacional, com ações diversas nos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A iniciativa visa aumentar o consumo per capita de pescados no Brasil.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que se consuma 12 kg/habitante/ano, onde a média de consumo à nível mundial está em torno de 16 kg/habitante/ano, segundo dados da FAO. No Brasil este número é ainda baixo, os brasileiros consomem em média 8 kg/habitante /ano (fonte SEAP/PR – 2008).

Em Rondônia, apesar de ser um estado Amazônico, este dado de consumo está abaixo da média nacional, caindo para aproximadamente 6kg/habitante/ano. Tal fato se deve principalmente ao hábito alimentar da população que ocupou o estado nas décadas de 70 e 80, composta principalmente de imigrantes sulistas, que cultivam forte hábito de consumo de carnes vermelhas. Outro fator que contribui para esta baixo índice é a pequena oferta de pescado beneficiado, sem espinhas, em postas, bandas, filés, embutidos, empanados, etc.

Em Rondônia além da divulgação nacional do evento, a Superintendência estadual estará realizando a “Semana do Peixe de Ariquemes”. Segundo informa o Superintendente do Ministério da Pesca em Rondônia, o Engenheiro de Pesca Jenner Bezerra de Menezes, a escolha do município se deu por estar ali o maior pólo de produção de peixes de cativeiro do Estado e de toda região Norte. Além da grande oferta de produtos, a região ainda conta boa infraestrutura para apoio ao evento. Se envolveram nesta parceria a Prefeitura Municipal, o SEBRAE local, a Cooperativa dos Piscicultores de Ariquemes, Colônia dos pescadores de Ariquemes e de Machadinho d’ Oeste, Frigopeixe, o Banco da Amazônia e Banco do Brasil, a SEDAM local, EMARC, restaurantes, feirantes locais, entre outros parceiros e colaboradores.

Realizamos o evento da “Semana do peixe” desde 2004 e nesta edição de 2009 estaremos executando a maior e melhor “Semana do Peixe” já realizada em Rondônia afirma o superintendente.

Programação

21/09 – O evento teve inicio com um “pit stop” para divulgação da programação da semana, na Avenida Tancredo Neves, com apoio dos estudantes do curso técnico em Agropecuária e dos parceiros.

23 e 24/09 - será ministrado um curso de culinária de pescados, ministrado por uma renomada “cheff” internacional de cozinha do Paraná, na Chácara Debowski das 8h às 18h.

Ainda no dia 24/09 haverá o coquetel de abertura oficial do evento, às 20 horas na Chácara Debowski, evento para a imprensa, autoridades locais e de todo estado que se farão presentes na solenidade. No coquetel será servido um vasto cardápio de peixes regionais, dos produtos elaborados pelos participantes do curso de culinária.

25 e 26/09 – Será realizado um Dia de Campo na Emarc das 8h às 18h e no período da noite, a partir das 19h, será realizada a “Quermesse do peixe”, no espaço do estacionamento da Feira Municipal, com oferta de pescados, barracas com culinária de pescados regionais, feira de artesanato, palco com música ao vivo e manifestações culturais da região, sorteio de brindes, entre outras atrações

Durante todo o evento que vai de 21 a 27/09, pescados estarão sendo comercializados no espaço da Feira Municipal e em supermercados do município a preços populares (R$ 4,99/kg) com fornecimento direto do produtor ao consumidor. Em alguns pontos de venda também haverá equipe prontas para realizar a evisceração e cortes especiais no pescado, podendo os consumidores levar para casa o melhor peixe da região sem se preocupar com espinhos ou em fazer essa desconfortável tarefa em seu lar. 

Fonte; Quetila Ruiz

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)