Terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 - 14h59
Moradoras do reassentamento Morrinhos, localizado a 60 quilômetros de Porto Velho, participaram esta semana de um curso de artesanato com materiais reciclados. O curso foi uma das ações do Programa de Educação Ambiental da Santo Antônio Energia. Elas aprenderam a reaproveitar vidro, papel e restos de madeira que iriam para o lixo, transformando-os em potes para alimentos, jarras, cabideiros e objetos de decoração.
A instrutora do curso, Cleide Medeiros, explicou que a principal proposta das aulas foi reduzir a quantidade de resíduos sólidos na comunidade. O vidro, por exemplo, pode demorar até 4.000 anos para se decompor na natureza. “Com a educação ambiental conseguimos mostrar para as alunas a importância de se reaproveitar estes materiais que, com criatividade, viram objetos úteis para a casa”, salientou.
Uma das alunas, Elisvandra Nascimento, de 32 anos, que trabalha com plantio de mandioca, disse que além de aprender algo novo, conseguiu fazer novas amizades no curso. “Estou conquistando novos amigos e saindo um pouco de casa”, frisou. Outra aluna, Gisele Prado, de 36 anos, confessou que nunca perdeu um curso realizado no reassentamento. Ela já aprendeu a fazer sabão, reciclagem de pneus e pintura em tecido. “É ótimo aprender coisas novas e eu não perco nenhuma oportunidade. Na minha casa, jogava muitos vidros fora, mas agora, já sei como reaproveitá-los para decoração e para presentear meus familiares e amigos”, declarou.
Fonte: Carla Nascentes
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)