Porto Velho (RO) domingo, 28 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Moradores do Teotônio pedem retorno de antiga estrada



A antiga estrada para a vila do Teotônio, que se tornou intransitável em razão de um grande desnível em seu leito, foi substituída por outra, construída pela empresa Santo Antônio Energia. A população local tem afirmado, no entanto, que o novo trajeto tornou muito longo o acesso e que se trata de um caminho perigoso, em função de cortar uma vasta área desabitada. Para reivindicar solução ao caso e para tratar de outros assuntos de interesse da comunidade, uma comissão representativa dos moradores foi formada. Na manhã de quarta-feira (17), o secretário Jorge Elarrat, da Secretária Municipal de Planejamento (Sempla), Vicente Bessa, da Secretaria Municipal Extraordinária de Programas Especiais (Semepe), e o secretário municipal adjunto de Agricultura e Abastecimento (Semagric), Licério Corrêa, reuniram-se com o grupo para buscar soluções aos problemas apresentados.

Segundo os moradores, havia uma estrada antiga que foi substituída, mas a nova é bem mais longa que a anterior. “Por conta de um desnível, acabaram por fazer todo um novo trajeto que alongou para mais de quatorze quilômetros o acesso à Vila. Assim, estamos pedindo à Prefeitura que nos ajude, a fim de que possamos voltar a utilizar a antiga estrada, que é muito mais viável”, explicou Josenias André de Macedo, membro da comissão de moradores.

O secretário da Sempla reconheceu que a estrada anterior era de melhor qualidade. “De fato, o caminho antigo era mais largo, mais habitado e mais curto. Está mesmo sendo dificultado aos moradores o alcance à comunidade. Ao mesmo tempo, isso vem também desfavorecendo o turismo na região”, disse Elarrat.

Como forma de solução ao caso, a comissão foi encaminhada aos técnicos da Secretaria Municipal de Obras (Semob), que vão fazer um estudo para decidir se a melhor forma de solução será a construção de uma ponte sobre o desnível ou o aterramento dele. O secretário da Semepe informou que o cascalho pode ser conseguido junto à própria Santo Antônio Energia, caso se opte pelo nivelamento da depressão.

Além desse assunto, os moradores reivindicaram também solução para o alastramento de mosquitos na região. Segundo a comitiva, o significativo aumento dos insetos tem se tornado outro fator de afastamento de turistas e visitantes à comunidade. Como resultado dos acordos obtidos com a reunião, marcou-se a visitação de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para borrifar veneno nos locais observados como principais focos. “Esperamos o retorno do curso normal da estrada, isso vai favorecer bastante à região, e aguardamos também solução para o caso dos mosquitos, pois o local está infestado. Demos hoje os primeiros passos no sentido de chegarmos a uma solução. Estamos esperançosos de que logo nossa comunidade volte a receber os visitantes, que se afastaram nos últimos tempos”, afirmou Macedo.

Fonte: Renato Menghi

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)