Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

MP de Rondônia vai participar da Semana de Atenção à Pessoa Idosa Institucionalizada


 
O Ministério Público do Estado de Rondônia vai participar da Semana Nacional de Atenção à Pessoa Idosa Institucionalizada, que ocorrerá no período de 28 de setembro a 2 de outubro de 2015, já que no dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

A campanha foi instituída pelo Grupo Nacional de Direitos Humanos/GNDH, com iniciativa da Comissão Permanente de Defesa das Pessoas com Deficiência e das Pessoas Idosas (COPEDPDI), com objetivo de desenvolver pelo Ministério Público Brasileiro, de maneira unificada e nacionalizada, ações em prol das pessoas idosas, em especial às institucionalizadas.

A campanha prevê desenvolvimento de ações diretas e indiretas de apoio à Pessoa Idosa que reside em entidades de atendimento (ILPI´s: “abrigos”), a exemplo de fomentar a divulgação da campanha em redes sociais e imprensa, como forma de difundir a temática de proteção à pessoa idosa; promover audiências públicas e reuniões a fim de debater com a sociedade, entidades e órgãos igualmente responsáveis pela defesa da pessoa idosa, a necessidade de desenvolverem políticas públicas específicas de proteção ao idoso.

Também são sugeridas ações como a instauração de inquérito civil público, caso verificadas situações de violação aos direitos e dignidade da pessoa idosa institucionalizada e fomentar o acompanhamento do Conselho Regional de Assistência Social nos trabalhos desenvolvidos pela entidade voltados à preservação e reatamento dos vínculos familiares.

Todos os Ramos do Ministério Público Brasileiro desempenharão essas e outras iniciativas procurando sensibilizar a comunidade quanto à necessidade de voltar os olhos para as pessoas idosas, em especial as institucionalizadas que muitas vezes são abandonadas pela família e sociedade.


Fonte: Ascom MPRO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)