Terça-feira, 26 de abril de 2016 - 16h05


A Prefeitura de Porto Velho manterá o convênio com a Associação Casa Família Rosetta, entidade filantrópico religiosa voltada ao tratamento de dependentes químicos. A garantia foi dada pelo prefeito da capital, Mauro Nazif, em uma reunião com o fundador da entidade, padre Vincenzo Sorce, e com a diretora-geral da instituição em Porto Velho, Giuseppina Maria Fulco.
O município mantinha três convênios com a associação, por meio de secretarias como a de Saúde (Semusa) e a de Assistência Social (Semas). Só com esta última, no ano passado foi assinado um convênio no valor de R$ 110 mil, voltado às ações de reinserção social de mulheres em situação de dependência química, entre outros serviços sociais.

Para o prefeito Mauro Nazif, o trabalho a associação, assim como a de outras entidades que atuam no mesmo ramo, é importante para a sociedade porque acaba cobrindo uma laguna que o poder público, por causa de trâmites protocolares que podem ser demorados e até mesmo dificuldade financeira, acaba não conseguindo atingir.
“É primordial a atuação da Casa Família Rosetta em Porto Velho e o município não pode se furtar em dar todo apoio que tiver a seu alcance para que a associação continue prestando esse serviço. O que vocês fazem é uma obrigação nossa, enquanto poder público. Somos nós que precisamos de vocês e não vocês de nós”, disse o prefeito ao padre Sorce.

A entidade
A Associação Casa Família Rosetta foi fundada em Caltanissetta, Sicília, na Itália, pelo padre Vicenzo Sorce no início dos anos 1980. No Brasil está presente desde 1992, reconhecida como entidade de utilidade pública, registrada nos principais órgãos e conselhos municipal, estadual e federal nas cidades onde atua.
“Nossa missão é oferecer o acolhimento, a reabilitação de pessoas, por meio da promoção de ações de saúde, educação, assistência social, cultura, desportiva, espiritual, contribuindo para o desenvolvimento social responsável da comunidade. Por isso temos o slogan '‘transformando vidas’' como nosso lema”, explicou Giuseppina Fulco.
O trabalho da Casa Família Rosetta consiste no atendimento, com uma abordagem global, de homens e mulheres com dependências patológicas física e/ou psicológica de substância como álcool ou drogas ilícitas, pessoas com deficiência neurológica, através de seus programas e serviços voltados ao acolhimento, a reabilitação e reinserção social.
Texto Joel Elias | Fotos Roseval Guzo
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras
Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)