Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Municípios afetados pelas cheias receberão R$ 10 milhões do governo federal


 

Nesta sexta-feira, às 10h30, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), 52 municípios que decretaram estado de calamidade por conta das cheias no Amazonas, entre eles Anamã, que está com 100% da sede do município alagada e 71% da zona rural inundada, assinaram o convênio que destina R$ 10 milhões do governo federal para auxílio em logística, compra de combustível e madeira, e transporte (lanchas e caminhões) para socorrer as vítimas das enchentes no Amazonas.

O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e prefeito de Manaquiri, Jair Aguiar Souto, compôs a mesa de assinatura dos convênios juntamente com o governador Eduardo Braga. Souto explicou que, como se trata de uma questão emergencial, a liberação da verba para os municípios deve ser efetuada até a próxima semana.

O presidente da AAM explicou que o total da verba destinada pelo governo federal para auxiliar as cidades que estão enfrentando problemas com alagações é de R$ 100 milhões, sendo R$ 10 milhões para os municípios do interior, R$ 20 milhões para a capital, R$ 10 milhões para os cartões SOS Enchentes e R$ 60 milhões para o Governo do Estado. "Os municípios irão necessitar principalmente de combustível para lanchas e caminhões, que farão o deslocamento dos habitantes para áreas seguras, como casas de parentes e ou abrigos temporários. A madeira será utilizada na reconstrução de residências e na construção de pontes", comentou.

Souto frisou que os recursos são resultados do pedido solicitado pela AAM, que articulou uma reunião realizada em Brasília, no dia 13 deste mês, entre a bancada federal amazonense e os ministros Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, e Alfredo Nascimento, dos Transportes. "O governo federal disponibilizou R$ 100 milhões para o Amazonas, conforme promessa do ministro Geddel de enviar recursos para ajudar os municípios alagados", informou Souto.

O prefeito de Anamã, Raimundo Chicó (PCdoB) informou que a sede da cidade foi inundada porque se encontra em área de várzea e que somente quatro das 37 áreas de terra firme da zona rural não foram atingidas. Ao todo, 2.200 famílias estão em situação de emergência no município. Por conta dessa situação, o gestor de Anamã pensa em transferir a sede do município para uma área segura. Outra alternativa, segundo o prefeito, é realizar aterros. "As defesas civis municipal e estadual estão realizando o levantamento dos danos e irão elaborar um relatório que irá permitir avaliar qual dessas opções é a mais viável", comentou.

Raimundo Chicó disse que, até o momento, a prefeitura de Anamã já gastou cerca de R$ 1 milhão no auxílio às vítimas das enchentes e que, do repasse de R$ 10 milhões para os municípios do interior, Anamã ficará com cerca de R$ 600 mil. "Não é o suficiente para o que nós precisamos, mas também contamos a ajuda do governo do Estado. Apesar do valor ser baixo, toda vez é bem-vinda nesse momento", comentou o prefeito.

Fonte: Ascom/Guilherme Gil – MTb nº 05/AM

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)